VEREADOR JUNHÃO PRESTIGIA HOMENAGEM FEITA A MARCOS DE SERTÂNIA EM LIVROS DIGITAIS NA CIDADE DO RECIFE

O vereador Junhão Lins prestigiou a homenagem feita para o artesão Marcos Sertânia, através do projeto Várias Mãos, uma Cultura: Retratos da Arte Popular Pernambucana.

Nesta primeira edição, a coleção apresenta as histórias de vida e de trabalho de cinco mestres e mestras: Nicola, J. Borges, Cida Lima, Marcos de Sertânia e Maria da Cruz. Originários de diferentes cidades, seus trabalhos ecoam em cada região de Pernambuco.

A exposição ocorreu nesta quinta-feira, dia 11, no Shopping Recife e os visitantes estão tendo acesso de forma gratuita. São cinco livros sobre os artistas abordados nesta primeira fase do projeto, em formato de fascículos digitais.

O vereador Junhão fez questão de ressaltar a importância do artesão Marcos para a cultura e a arte do município.

“Marcos Sertânia é uma referência e patrimônio vivo de nossa arte, de nossa cultura, é ele que tem levado o nome de Sertânia pelo Brasil e pelo mundo. Eu não poderia deixar de me fazer presente e demostrar toda nossa gratidão por suas obras tão significativas não só para Sertânia, mas para todo Pernambuco. Marcos nos representa com toda beleza de sua arte”, disse Junhão entre uma foto e outra com o artesão sertaniense.

Quem esteve presente no momento em que o vereador Junhão  e sua esposa Alda Mary prestigiavam o evento foi a filha do ministro André de Paula, Cacau de Paula, que fez questão também de prestigiar este importante evento.

A pesquisadora Marly Queiroz, idealizadora do projeto ressalta que os livros trazem desde as lembranças da infância até os desafios e conquistas enfrentados ao longo do caminho pelo artesão. “Cada história é um testemunho da força transformadora da arte e da cultura. Com a exposição, o público poderá ver de perto o universo artístico retratado nos livros”.

Entre as inspirações criativas de Marcos estão as memórias da infância, na zona rural. Foi aos 12 anos que começou a esboçar as primeiras peças – de colheres a cavalos e bois – com as ferramentas do avô materno e de mais quatro tios, que eram artesãos.

Comentários do Facebook