TRIUNFO RECEBE MOSTRA SESC DE CINEMA

Projeto vai acontecer entre 11 e 14 de novembro, em quatro localidades do município. Serão 20 exibições, todas gratuitas

As cidades do Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e a de Triunfo, no sertão, vão sediar a abertura da Mostra Sesc de Cinema. A iniciativa, que chega à sétima edição neste ano, realiza nos municípios programação gratuita de filmes inéditos e nacionais a partir desta segunda-feira (11).

O projeto, que carrega o propósito de fomentar a produção audiovisual e formação de público no Brasil, conta com recortes estaduais para a curadoria nacional e local. De Pernambuco, foram 27 produções eleitas, e duas delas vão integrar a grade nacional que vai circular o país. Aqui no Estado, a Mostra Sesc de Cinema também vai acontecer no Centro Cultural Sesc Garanhuns, Petrolina, Caruaru, Casa Amarela e Arcoverde, entre novembro e dezembro. A expectativa é de que aproximadamente mil pessoas sejam contempladas com a iniciativa.

Em Triunfo, a programação se espalha por quatro locais da cidade, com destaque para regiões quilombolas, que vão receber a Mostra em seus territórios de forma inédita, e através da parceria com a Prefeitura da Cidade de Triunfo, Secretaria de Desenvolvimento Social de Triunfo, Theatro Cinema Guarany, FUNDARPE e o Governo do Estado de Pernambuco. A primeira a receber é o Quilombo Santa Rosa, na segunda-feira. A partir das 19h, haverá exibição de “Forró Trocado”, “Jurema – a peleja do carcará e a suçuarana”, “Quebra Panela”, “Eu nunca contei a ninguém”, “Descarrego”, “Umbilina e sua grande rival”.

O segundo dia de Mostra (12) será na quadra do bairro do Alto da Boa Vista, com quatro exibições: “Eu nunca contei a ninguém”, “Quebra Panela”, “Umbilina e Sua Grande Rival” e “Invasão ou contatos imediatos do Terceiro Mundo”. Na quarta-feira (13), a programação vai acontecer no Quilombo das Águas Claras, sempre às 19h, com “Umbilina e Sua Grande Rival”, “Eu nunca contei a ninguém”, “Chão”, “Meu lugar no mundo” e “Jurema – a peleja do carcará e a suçuarana”.

Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular é o destino final da Mostra Sesc de Cinema em Triunfo. O espaço, que fica na Praça Dr. Arthur Viana Ribeiro, terá programação a partir das 19h e terá “Eu nunca contei a ninguém”, “Umbilina e Sua Grande Rival”, “Chão”, “Som da pele” e “Hoje eu só volto amanhã”.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista, no Recife, e o Centro Cultural Sesc Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Programação: Mostra Sesc de Cinema

11 de novembro, às 19h, no Quilombo Santa Rosa: Forró Trocado (Dir. Evandro Lunardo e Bako Machado, Caruaru, 1 min., 2023, Livre); Jurema – a peleja do carcará e a suçuarana (Dir. Bako Machado, Arcoverde, 2 min., 2023, Livre); Quebra Panela (Dir. Rafael Anaroli, Condado, 17 min., 2022, Livre); Eu Nunca Contei a Ninguém (Dir. Douglas Duan, Olinda, 11 min., 2022, Livre); Descarrego (Dir. Joana Claude, Recife, 10 min., 2023, 10); Umbilina e Sua Grande Rival (Dir. Marlom Meirelles, Bezerros, 21 min., 2024, Livre).

12 de novembro, às 19h, no Alto da Boa Vista: Eu Nunca Contei a Ninguém (Dir. Douglas Duan, Olinda, 11 min., 2022, Livre); Quebra Panela (Dir. Rafael Anaroli, Condado, 17 min., 2022, Livre); Umbilina e Sua Grande Rival (Dir. Marlom Meirelles, Bezerros, 21 min., 2024, Livre); Invasão ou Contatos Imediatos do Terceiro Mundo (Dir. Hugo Aquino e Maria Gazal, Recife, 22 min., 2023, 10).

13 de novembro, às 19h, no Quilombo das Águas Claras: Umbilina e Sua Grande Rival (Dir. Marlom Meirelles, Bezerros, 21 min., 2024, Livre); Eu Nunca Contei a Ninguém (Dir. Douglas Duan, Olinda, 11 min., 2022, Livre); Chão (Dir. Philippe Wollney, Goiana, 14 min., 2023, 10); Meu Lugar no Mundo (Dir. Coletiva, Quilombo do Xambá/Olinda, 23 min., 2023, Livre); Jurema – a peleja do carcará e a suçuarana (Dir. Bako Machado, Arcoverde, 2 min., 2023, Livre).

14 de novembro, às 19h, no Espaço Cultural Fábrica de Criação Popular: Jurema – a peleja do carcará e a suçuarana (Dir. Bako Machado, Arcoverde, 2 min., 2023, Livre); Umbilina e Sua Grande Rival (Dir. Marlom Meirelles, Bezerros, 21 min., 2024, Livre); Chão (Dir. Philippe Wollney, Goiana, 14 min., 2023, 10); O Som da Pele (Dir. Marcos Santos, Recife, 22 min., 2024, Livre); Hoje Eu Só Volto Amanhã (Dir. Diego Lacerda, Recife, 8 min., 2024, 14).

Comentários do Facebook