Desde o início do ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) vem promovendo uma série de audiências públicas como parte da campanha “Atualize” para ampliar a divulgação do cadastramento biométrico entre o eleitorado. No dia 23.09.2025 foi a vez de Sertânia, sob o comando do desembargador Humberto Costa Vasconcelos Júnior, ouvidor do TRE, com as presenças do Presidente da Câmara, Vereador Cícero Edvandro de Melo, a Prefeita do município Pollyana Barbosa de Abreu, da Vice-Prefeita Teresa Raquel Rufino de Siqueira, o Juiz Eleitoral Dr. Gustavo Silva Hora e o Diretor-Geral do TRE, Dr. Orson Lemos.
Organizadas pelo Grupo de Trabalho para Identificação Biométrica (GTIB), a audiência pública sobre biometria buscou ouvir a população e incentivar o comparecimento do eleitorado ao cartório eleitoral. A participação é aberta ao público e, na ocasião, um formulário foi distribuído para o envio de sugestões ou dúvidas sobre o tema.
Sertânia está entre as 28 cidades pernambucanas com baixos índices de coleta biométrica. Até o momento, apenas 36,94% do eleitorado possuem biometria cadastrada.
Para facilitar o acesso aos serviços eleitorais, o TRE-PE vai inaugurar posto de atendimento biométrico, localizado no COPE, na Praça de Eventos da cidade, atuando em conjunto com o cartório. Os atendimentos ocorrem de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, mediante agendamento no site www.tre-pe.jus.br
Vantagens
Além de agilizar as filas no dia da votação, a biometria confere ainda mais segurança ao processo eleitoral, já que permite a identificação do eleitor por meio da verificação de características físicas individuais únicas como impressão digital e foto. A biometria cadastrada pela Justiça Eleitoral também é utilizada por outras instituições públicas para a identificação de beneficiários de alguns programas sociais ou previdenciários. Para consultar a situação do eleitor basta clicar no link https://www.tre-pe.jus.br/comunicacao/noticias/2025/Setembro/tre-pe-promove-ultimas-audiencias-publicas-sobre-biometria-no-interior