Os trabalhadores e trabalhadoras em educação realizaram Assembleia Geral nesta manhã (9) onde aprovaram a intensificação das mobilizações de pressão em favor do reajuste do Piso Salarial do Magistério em toda a carreira da Secretaria de Educação de Pernambuco. A categoria rechaçou a proposta do Governo do Estado, apresentada ao Sindicato ontem (8) em reunião de negociação na Secretaria de Administração. Na mesma assembleia, os mais de 2 mil trabalhadores em educação presentes aprovaram uma passeata saindo do local, que seguiu pela Rua Dom Bosco e parou na Avenida Conde da Boa Vista.
A proposta do Governo rechaçada pelo Sindicato e pela Assembleia é a de pagar o Piso do Magistério apenas para os professores que estão abaixo em junho. Para a grande maioria da categoria, contando efetivos e aposentados, o Governo propõe negociar em um momento posterior.
A presidenta do Sintepe, Ivete Caetano, alertou que a proposta do Governo do Estado contempla uma parte dos trabalhadores em educação e deixa outra de fora. Para o Sindicato, essa é uma forma de dividir a categoria. “Não venha o Governo com a proposta para A, sem a proposta para B, C e D. Ninguém vai aceitar proposta dividindo a categoria. Ou é para todo mundo, ou é para ninguém. Isso é uma posição política, um posicionamento político para o governo”, disse Ivete.
O Sindicato vai produzir 1 milhão de panfletos denunciando o descaso com a educação por parte do Governo. Também haverá um calendário de mobilizações intensas.
“É ela quem vai decidir se ela vai nos empurrar para uma greve, ou não. Vamos usar todos os nossos recursos de mobilização, para ninguém dizer que não demos opções para a governadora.