SERTANIENSE PEDRO LUCAS MONTEIRO VENCE O 11º PRÊMIO HERMILO BORBA FILHO DE LITERATURA

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), anunciou nesta quinta-feira (30) os laureados do 11º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. A iniciativa reforça o compromisso do Estado em fomentar a produção literária contemporânea e promover o acesso às políticas culturais, contemplando quatro talentos pernambucanos que representam as macrorregiões do Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

O grande destaque desta edição foi o sertaniense Pedro Lucas Monteiro de Almeida, que conquistou o título de Grande Vencedor, além de ser premiado na categoria Sertão, com a obra “O Arraial das Sete Sangrias”. Nascido em 2003, em Sertânia, no Sertão do Moxotó, Pedro Lucas atua como produtor audiovisual independente. Sua trajetória artística é marcada pela atuação no teatro popular de rua e no cinema documental, com uma forte exploração das expressões culturais do Sertão Pernambucano, sua terra natal

Instituído pela Secult-PE, em colaboração com a Fundarpe e a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura é um dos mais prestigiados reconhecimentos à escrita contemporânea no Estado. Seu objetivo central é valorizar, incentivar e disseminar a produção literária de autores pernambucanos, reafirmando a rica tradição cultural que estabelece a literatura como um dos pilares fundamentais da identidade do povo de Pernambuco.

O Coletivo Esperançar parabeniza o grande vencedor dessa edição, o sertaniense Pedro Lucas Monteiro. A vitória de um jovem do Sertão do Moxotó é um farol que inspira a nova geração, provando que a cultura e a arte podem florescer em todos os cantos de nossa terra.

Coletivo Esperançar         https://www.instagram.com/p/DQeO6a1jtxF/?igsh=bXF3cHk3YmlvajJw

Comentários do Facebook