Para comemorar a semana alusiva ao dia da Consciência Negra, a Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac, juntamente com a Gerência Regional de Arcoverde, estará abrindo sua programação nesta sexta-feira, dia 15 de novembro para receber a comitiva africana formada pelo prefeito de Abomei capital do antigo Reino de Daomé, Mr Antonina Djtogd, que visitará alguns lugares importantes para a Diáspora africana no Brasil e uma das paradas é em Sertânia na escola Olavo Bilac.
Na ocasião encontrará os Quilombolas de Sertânia e Custódia, que são da mesma Diáspora, acadêmicos e lideranças dos movimentos sociais que lutam pela igualdade racial.
Teremos a presença de Bernadete Lopes, ex-gestora da Fundação Palmares, que traz a comitiva, Quilombolas do Riacho dos Porcos e do Severo, Quilombolas de Custódia e grupos culturais destas comunidades que tem o Coco de Toré da Cachoeira da Onça como patrimônio imaterial e alguns patrimônios vivos.
O evento esperando com grande expectativa, também contará com a presença do professor doutor Wallace, da Universidade Federal de Campina Grande, do gestor da Gerência Regional de Arcoverde, José Antunes, com educadores sertanienses e da regiçao, além de alunos de escolas estaduais e municipais.
A programação, que abrirá a semana da consciência Negra em Sertânia, mais precisamente na Erem Olavo Bilac, começará a partir das 14 horas no auditório da escola.
O gestor da Erem Olavo Bilac der Sertânia, ressaltou a importância de receber a comitiva africana e disse que será uma honra receber todos para debater e discutir o significado dessa semana, semana da Consciência Negra para todos, sobretudo, para os visitantes.
“Apesar do dia 15 de novembro, sexta-feira, ser feriado nacional, dia da proclamação da república, a escola estará aberta para receber essa importante comitiva e para discutir, juntamente com a comunidade sertaniense e da região, este importante momento, colocando em evidência assuntos relevantes para todos. Será uma honra receber cada um deles. Sejam benvindos”, disse o gestor da escola Esequias Cardoso.
A comitiva africana está comemorando o Mês da Consciência Negra e para isso estará visitando do dia 10 a 17 de novembro, várias cidades pernambucanas como Recife, Olinda, Cabo, Mirandiba, Sertânia!
O tráfico de africanos de Daomé, que hoje corresponde a parte do Benin, foi uma parte significativa do comércio transatlântico de escravos entre os séculos 16 e 19. O Benin tem uma história que se cruza com a História do Brasil e essa história tem haver com os povos Fon e Ewe que são grupos étnicos que habitam a região da atual República do Benin e do Togo, na África Ocidental. Ambos os grupos têm uma rica herança cultural e histórica, com línguas, tradições e práticas religiosas distintas.
Mês da Consciência Negra!
Visita do Prefeito de Abomey/Benim a Pernambuco.
Mr Antonina Djtogd.
De 10 a 17 de novembro.
Conexões Diáspora!
Recife, Olinda, Cabo, Mirandiba, Sertânia!