PSD DE RAQUEL LYRA CHEGA A 60 PREFEITOS EM PERNAMBUCO

Aumento de filiações se deu desde que a governadora de Pernambuco migrou de partido, deixando o ninho tucano no início de abril

POR LETÍCIA MENDES DO JORNAL DO COMMÉRCIO – 01/05/2025

A governador a R a q u e l Ly r a ( P S D ) l e vo u mais um prefeito pernambucano para sua base política. O gestor da vez foi o prefeito de Paranatama, Henrique Gois, que fazia parte do MDB e passou a integrar a mesma legenda da chefe do Executivo estadual. A oficialização foi anunciada na última terça-feira (29).

CRESCIMENTO DO PARTIDO

Com mais essa adesão, o PSD soma agora um total de 60 prefeitos em Pernambuco. Isso representa 32,60% dos 184 municípios do estado. Com esse percentual, Raquel tem pelo menos um terço do estado em sua base, sem contar os prefeitos aliados de outros partidos.

“A filiação do prefeito Henrique Gois ao PSD é mais uma demonstração de que estamos construindo um novo tempo em Pernambuco, com gestores comprometidos com o desenvolvimento dos seus municípios com a melhoria da vida das pessoas. Henrique tem feito um trabalho sério em Paranatama, e sua chegada fortalece ainda mais a nossa base no interior”, afirmou a governadora.

A chegada de novos prefeitos vem acontecendo desde que a governadora deixou o PSDB e migrou para o novo partido, no mês de março. No mês de abril, Raquel Lyra comandou uma filiação em massa de prefeitos que deixaram o PSDB — partido que agora está sob o comando do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto — para se juntar à chefe do Executivo estadual, inclusive a vice-governadora Priscila Krause. De uma só vez, 32 prefeitos se juntaram à sigla da governadora. Depois disso, outros migrar de legenda, incluindo nomes do PSB, partido do prefeito João Campos, possível adversário da gestora nas eleições de 2026.

MUSCULATURA NACIONAL DO PSD

O Partido Social Democrático, comandado por Gilberto Kassab, foi a sigla que obteve melhor resultado nas eleições municipais de 2024. No último pleito, o partido conseguiu eleger 887 prefeitos pelo Brasil, sendo cinco capitais, o que representa aumento de 35% em comparação ao resultado da eleição anterior.

ANÁLISE DO COLUNISTA IGOR MACIEL DO JC

O PSD, da governadora Raquel Lyra, alcançou a impressionante marca de 60 prefeitos filiados ao partido. O número fechado aconteceu depois que o gestor do município de Paranatama, Henrique Gois, saiu do MDB e assinou a ficha do partido para o qual a chefe do Executivo migrou há algumas semanas. Em seu período
de hegemonia mais impressionante, o PSB chegou a ter, filiados, 70 prefeitos do partido socialista. Isso com Eduardo Campos em preparação para ser candidato a presidente da República.

Atualmente, os gestores socialista nos municípios não chegam a 30 e muito tem se falado no desafio que terá João Campos (PSB) para renovar o grupo em Pernambuco, enquanto ainda atua como prefeito do Recife e, em breve, assumirá a presidência nacional do PSB. Sem falar na intenção de ser candidato ao governo
de Pernambuco contra a própria Raquel. A questão é se, tentando fazer tudo ao mesmo tempo, Campos pode acabar não concluindo bem nenhuma das frentes assumidas. Agora, Raquel ter 60 prefeitos em seu partido eleitoral? Ajuda, mas não garante nada. É preciso ter tração popular até o início de 2026. Os sinais, por agora, são positivos para ela.

Todas as últimas pesquisas locais, contando as de reconhecida credibilidade e as que ninguém nunca ouviu falar, mostram estabilidade ou queda de João de um lado, com crescimento gradual de Raquel. Continuando assim, ela terá a tal tração eleitoral. Uma das que tem credibilidade, a Quaest, deve trazer novos dados nos próximos dias.

É aguardada com ansiedade

Comentários do Facebook