PROJETO “ESPERANÇAR, O MENINO LÊ O MUNDO: APRENDER PARA TRANSFORMAR” INICIA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE SERTÂNIA E REGIÃO

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com o apoio da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), iniciou o curso de formação continuada por área de conhecimento para professores, através do Projeto de Pesquisa “Esperançar, o menino ler o mundo: aprender para transformar”, sob a responsabilidade da Profª Drª Mariana Zerbone Alves de Albuquerque (UFRPE).

Na noite de sexta (28/04/23) os professores se reuniram para escutar a palestra “Sertão: Espaço de história, sociedade, política e cultura” proferida pelo professor Dr. Antônio Jorge de Siqueira (UFPE) e mediada pela Profª Drª Edvânia Torres (UFPE). Já neste sábado, o debate com o tema “A formação de professores/as em tempos de esperançar: dimensões políticas, éticas e pedagógicas” foi conduzido pelo Prof. Dr. José Batista Neto (UFPE) e mediado pela Profª Drª Mariana Zerbone  (UFRPE). Na tarde do sábado (29), o encontro foi por área de conhecimento. A oficina de Matemática e suas tecnologias foi conduzida pela Profª Maria do Carmo (UFPE) e pelo Profº Emerson Torres (UFPE) com a monitoria do Profº Walter Fabiano e do Profº Janilton Ferreira (SEDUC/PE). A oficina de Ciências da Natureza e suas tecnologias foi dirigida pela Profª Gilvaneide Ferreira (UFRPE) e pelo Profº Fausto Muniz (UFRPE) com monitoria do Profº Ms. Edmaylssonn Joia (SEDUC/PE). Já a oficina de Linguagens e suas tecnologias teve a regência do Profº Natanael Duarte (UFRPE) e a monitoria da Profª Liliane de Souza Almeida e da Profª Conceição Barbosa (SEDUC/PE). Por fim, a oficina de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, conduzida pelas Profª Edvânia Torres (UFPE) e Profª Mariana Zerbone (UFRPE) teve como onitor o Profº Ms. João Lúcio (SEDUC/PE).

Foi um espaço mediado por especialistas para discutir teorias, conceitos, categorias e sua aplicabilidade na sala de aula dentro de sua área de conhecimento, e, tendo como documentos norteadores a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN’s), o Currículo de Pernambuco para o Ensino Médio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A formação teve início na sexta (28/04/23) e seguirá até os dias 26 e 27 de maio, onde ocorrerá um seminário sobre formação de professores no sertão pernambucano e entrega de certificados aos participantes.

Comentários do Facebook