PRESIDENTE DO CONSELHO DE SAÚDE DE SERTÂNIA DENUNCIA DESMONTE DA SAÚDE BÁSICA NO MUNÍCÍPIO: “FALTA DIALOGO”, DISPARA. VEJA VÍDEO

Nesta terça-feira, dia 4, na Câmara de vereadores de Sertânia, a secretaria de saúde do município, prestou contas do que tem feito de janeiro a abril de 2023, mostrando números de todos os setores em sua área.

Mas algumas coisas expostas ali foram duramente criticadas, inclusive, pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde básica do município, o agente de saúde Cristiano Monteiro, que disse que aquela pasta está agindo de fforma unilateral, citando como exemplo a criação de Postos de Saúde básica da Familia em Henrique Dias e até em outras áreas rurais. “A comunidade não está sendo ouvida. Ficaram para trazer os dados sobre a referida criação e não trouzeram”, disse Cristiano.

Segundo ele, pessoas que residem, por exemplo, no Recanto Verde, terão que se deslocar quase 50 km para serem consultadas em Henrique Dias, o que dificulta a vida dessas pessoas. Cristiano acusa a coordenadora do programa de não ter diálogo e agir com mão de ferro em suas decisões.

“Estamos vivendo um desmonte da saúde básica em Sertânia, ficaram levar o levantamento sobre a criação desses PSFs e não fizeram. A coordenadora é autoritária, de cem profissionais que tem a atenção básica de saúde, talvez 85%  não esteja satisfeito co mo serviço dela. Por que? Falta muita coisa. Talvez seja uma das coordenadoras mais difíceis que tivemos na atenção básica. Porque falta conhecimento, não quer ouvir, não quer aprender e quer fazer as coisas de todo jeito como se tivesse na rede privada ela quer impor, ela tem que ouvir todos e todas”, disse Cristiano se referindo a coordenadora de atenção básica do município.   

Outro que também reclamou das ações unilaterais da secretaria de saúde foi o vereador Dóia, que mais uma vez pediu que a secretaria de saúde revisse a questão das comunidades que estão tendo que se deslocar de suas residências que fica próximo a Rio da Barra e indo para muito mais longe, ou seja, para Caroalina e essas reclamações são constantes e ninguém resolve.

VEREADOR DOIA FRENTE A FRENTE COM A SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO FALANDO SOBRE A QUESTÃO DA ASSISTÊNCIA A SAÚDE BÁSICA DAS COMUNIDADES DA ZONA RURAL

Faz tempo que o vereador traz essa questão, mas infelizmente não reverbera no poder municipal.

O Tribuna do Moxotó, através do seu editor, perguntou a secretária de saúde se ela tinha os números das pessoas que serão beneficiadas com essas transferências, ou seja, quantas pessoas têm que se deslocar de sua residência para ir até esses PSFs e quantas ficam próximas a eles,  infelizmente não foi apresentando esses números, a mesma disse que os agentes de saúde têm esses levantamentos. Era importante que fosse apresentado esses números, o que foi tambem cobrado até pelo Presidente do Conselho municipal de saúde básica.

Quanto a questão do Recanto Verde, a secretária de saúde, até prometeu rever a situação daquela comunidade. Mas e as demais que também estão sofrendo. A exemplo de Várzea Velha, onde aquela comunidade está sem atendimento médico. Segundo denúncias, idosos e mulheres grávidas estão indo para Caroalina.

O fato é que uma das áreas que a população mais sente que não corresponde aos seus anseios é justamente a saúde.

Cristiano Monteiro, inclusive, contou um fato naquele evento um tanto constrangedor sobre um idoso que passou por momentos difíceis tentando ser atendido no hospital de Sertânia. Ele precisava apenas colocar uma sonda e quase não era atendido, pois o pessoal daquela unidade de saúde queria que o mesmo fosse atendido no seu PSF, e depois de várias horas é que atenderam o idoso ali mesmo naquele hospital. Triste situação que mostra a Sertânia além dos gabinetes e das propagandas. A Sertânia real.

SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SERTÂNIA EXPÕE NÚMEROS SOBRE A SAÚDE EM SERTÂNIA EM PRESTAÇÃO DE CONTAS

Na ocasião em que foi discutido as questões dos Postos de Saude Básica da Familia que serão criados, principalmente na  zona rural, a secretaria de saúde do município de Sertânia apresentou neste memso evento julho a prestação de contas de janeiro a abril de 2023 com a presença de vários profissionais da área, bem como agentes de saúde e vereadores.

Veja alguns números:

ACIMA OS NÚMEROS  DOS NASCIDOS VIVOS E ENTRE ESSES DADOS O NÚMERO DE CESÁRIO QUE SÃO 79 NSO MESES DE JANEIRO A ABRIL, MAS EMBAIXO OS DADOS MOSTRAM DE JANEIRO A ABRIL APENAS 19. ACREDITA QUE ESTE NÚMERO 19 CESÁRIAS ENTRE AS CIRURGIAS ELETIVAS, TALVEZ FEITAS NO HOSPITAL DE SERTÂNIA E AS DEMAIS FORAM FEITAS FORA DO DOMICÍLIO. NÃO FOI EXPLICADO ESSES NÚMEROS.

OS NÚMEROS DE ÓBITOS EM SERTÂNIA – OBSERVE QUE TIVEMOS UMA MORTE FETAL E 5 ÓBITOS INFANTINS E 03 MORTES DE MULHRES EM IDADE FÉRTIL E 77 MORTES EM TRÊS MESES. SEGUNDO A SECRETÁRIA, SERTÂNIA REGISTRA EM MÉDIA 22 MORTES PPOR MÊS.  

QUANTO ENTROU EM DINHEIRO NA SAÚDE DE SERTÂNIA DE JANEIRO A ABRIL E QUANTO GASTOU O MUNICÍPIO – VEJA:

Comentários do Facebook