PERNAMBUCO ABRE MAIS DE 60 MIL VAGAS PARA NOVOS ALUNOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS EM 2026; SAIBA COMO FAZER MATRÍCULA

Inscrições podem ser feitas até 26 de dezembro. Oportunidades estão distribuídas em municípios do Grande Recife, da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão.
Por g1 Pernambuco

 

O governo de Pernambuco iniciou, nesta quarta-feira (26), as matrículas de novos alunos nas escolas estaduais para o ano letivo de 2026. São oferecidas 60.283 vagas na rede estadual de ensino, sendo 8.291 no Recife, 11.874 nas outras cidades da Região Metropolitana e 40.118 no interior do estado, incluindo a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão (veja vídeo acima).

As inscrições podem ser feitas na internet até o dia 26 de dezembro. As vagas estão distribuídas entre turmas dos ensinos fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o sistema de matrículas conta com uma tela de geolocalização que permite aos pais ou responsáveis pelos estudantes selecionar a escola mais próxima da casa do aluno.

Saiba como fazer a matrícula de novos alunos nas escolas estaduais:

  • Acesse o site até o dia 26 de dezembro;
  • Preencha os dados do estudante, como nome completo, data de nascimento, endereço, escola de origem, nome do responsável, telefone para contato e CPF. Caso o estudante seja maior de 18 anos, o cadastro deve ser feito pelo próprio aluno;
  • Ao término do preenchimento, será emitido um protocolo de confirmação, que deverá ser anotado ou impresso para apresentação no ato de efetivação da matrícula.
  • Para quem não possui acesso à internet, a SEE disponibiliza laboratórios de informática com acesso à rede em mais de 300 escolas. Para consultar os endereços desses locais, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento, fazendo uma ligação gratuita para o número 0800 286 0086, de segunda a sábado, das 7h às 19h.

Ainda segundo a secretaria, é possível alterar o cadastro para outra escola ao longo do período de matrícula acessando o campo “Consulte sua inscrição” no mesmo site. A mudança será processada somente mediante disponibilidade de vagas.

Também segundo o governo, as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não fazem parte do processo de matrícula em aberto, pois o ingresso nessas unidades ocorre por meio de inscrição e processo seletivo.

Confirmação da matrícula

Entre os dias 5 e 16 de janeiro, a a Secretaria Estadual de Educação realiza a efetivação do cadastro, que deverá ser feita presencialmente na escola escolhida.

Para a confirmação da matrícula, os estudantes ou os pais ou responsáveis deverão apresentar os seguintes documentos:

  • Número de inscrição referente ao cadastro para 2026;
  • Cópia da certidão de nascimento;
  • Histórico escolar original ou declaração oficial da última instituição de ensino frequentada;
    CPF;
  • Comprovante de residência contendo o CEP;
  • Cópia da carteira de vacinação;
  • Comprovante de tipo sanguíneo e fator RH;
  • Foto recente no formato 3×4.

Em janeiro, as vagas não confirmadas retornarão ao sistema de cadastro para uma segunda oportunidade de inscrição, disponível entre os dias 21 e 25 do mesmo mês.

Comentários do Facebook