Por Esequias Cardoso*
No surgimento das monarquias absolutistas na Europa, vários principados se faziam presentes no cotidiano da população da época, usurpando direitos e gozando das benesses de ser poder enquanto a maioria vivia em estado de miséria, eram os principados que norteavam os destinos de todos, geralmente comandando por um falso sacrossanto que mesmo usando da política para se locupletar a si e aos seus, alguns dos súditos lhe adoravam, mas isso não impediu que alguns caíssem em desgraça, alguns, inclusive que achavam que eram o próprio Estado. A história está aí para contar que estes passaram e que hoje fazem apenas parte do cotidiano conteudista da rotina escolar, numa trilha história tenebrosa.
O Brasil viveu seu tempo de principado, sobretudo, no período do Brasil Colônia, entre 1645 e 1815, mas nos confins do interior da nação brasileira, infelizmente ainda impera todas as manias e trejeitos desses principados, juntando-se a isso, as formas de governar da nossa velha república, num misto de uma espécie de monarquia e com característica de um 0presidencialimo da república velha, num domínio danosa de toda uma população muito mal esclarecida, mas dominada pelos que faziam da política uma forma de prender esse mesmo povo, marcando-o tal se fazia com gado e, portanto, criando seus currais eleitorais permanentes, alguém com dúvida que ainda hoje em várias cidades temos esse cenário?
Já em Sertânia um grupo político vive há muito tempo uma espécie de principado, onde dominam o executivo e o legislativo num ciclo vicioso que prejudica o desenvolvimento social desse município, mandando em desmando como podem, criando as regras de jogo danoso para população, como o fim de concurso público para baixa escolaridade submetendo as pessoas subserviência e a obidiência cega.
Mas esse “principado”, pelo que parece está chegandoi ao fim de forma melancólica e ao entrar no seu próprio abismo começa a se revelar como uma máscara que cai revelando sua verdadeira face, sobreutdo, para aqueles que ainda tinham dúvidas sobre o fim da era desses principados em Sertânia. Tudo parece que o tempo sem déspotas, potentado, livre de tirania e sem perseguição vil aqueles que pensam diferentes dele está chegando ao fim.
Se você tem dúvida sobre o fim desse danoso “principado”, observe os números das urnas das últimas eleições, o “Rei Sol”, perdeu em todos os distritos, povoados e na cidade, se sobressaindo apenas numa pequena localidade com uma diferença miúda que não provocou nenhum desequilibrio no resultado geral, numa vitória acachapante de quase 2.500 votos. Um vitória para ficar na história política do município.
Enfim, rei morto, rei posto!
ENTENDA O É QUE MESMO O PRINCIPADO
Um principado é um território governado por um príncipe. É diferente de um reino, que é governado por um Rei. Principados são geralmente microestados (ou seja, países muito pequenos ou uma cidade-estado), ou distritos de uma nação monárquica.
A IMAGEM NA SEMANA
A Imagem da semana vem no povoado de Cruzeiro do Nordeste. Veja:
POPULAÇÃO NÃO GOSTOU DO QUE VIU E NEM ENGOLIU A DESCULPA ESFARRAPADA DO PREFEITO SOBRE CRUZEIRO DO NORDESTE
A expressão “pior a emenda que o soneto” significa “tentar arrumar algo e deixar pior do que estava”, em Sertânia, esse ditado serve para o prefeito de Sertânia que ao tentar “acalmar” os seus, aqueles que ainda acreditam que em sua verborragia, quando este numa explicação enfadonha deu desculpadas esfarrapadas para a tentativa de retirada do material de uma rua que seria calçada em Cruzeiro do Nordeste e que a população se uniu e não deixou sair uma só pedra do local. Sua esdrúxula explicação, querendo transferir responsabilidade, só mostra mais um vez que o rei está nu e pior é que em suas explicações ninguém o observou sequer ficar ruborizado. Triste fim!
UM MATUTO NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE SERTÂNIA
O Tribuna do Moxotó soube extraoficialmente que o presidente da Câmara de Vereadores de Sertânia poderá ser Vando do Caroá. Se o fato ocorrer, e certo que sim, será um presente não só para Vando, mas, sobretudo, para toda uma região que muitas vezes tem determinado resultados em tantas eleições através do voto, o Sítio Caroá, que será contempado com essa eleição daquele vereador lutador. A esse matuto bom danado, desejamos boa sorte!
EM SERTÂNIA A HISTÓRIA NÃO SE REPETIRÁ, ELA SEGUIRÁ LINEAR.
E por que a afirmação acima? Simples, porque os saudosistas de plantão estão apostando que a futura prefeita Pollyana Abreu, não saberá administrar. Quem apostar nisso perderá. Primeiro porque o cenário é outro totalmente diferente dos que já vimos anteriormente. A prefeita a partir de 2025 tem entre outras coisas, além de sua competência para gerir, já que mostrou isso em toda sua trajetória de vida, um alinhamento político com a governadora Raquel Lyra, que já mostrou disposição de não só ajuda-la administrativamente, mas também a Sertânia que se encontra no maramos administrativo e certamente não adiantará muito aquela mesa da amargura que é montada na rádio Sertânia FM com o intuito de atrapalhar a gestão que vem, mesa esta patrocinada pelo ex-deputado Gonzaga Patriota e que é capitaneada por Ângelo Ferreira e sua trupe para destilar sua verborragia odienta e torcer para o quanto pior melhor.
EM SERTÂNIA A HISTÓRIA NÃO SE REPETIRÁ ELA SEGUIRÁ LINEAR II
Na gestão Guga Lins, o prefeito atual era deputado, tinha ao lado o governo Paulo Câmara e dentro desse governo, segundo comentários, fazia de tudo para atrapalhar o governo municipal, que valentemente tentava driblar todas as dificuldades inerentes a isso, enquanto ele, o então deputado estadual Ângelo Ferreira, fazia de tudo para atrapalhar a gestão. Você acha que isso acontecerá de novo? Lembremos das palavras de Karl Marx, quando este sabiamente disse “a história só de repete a primeira fez como tragédia, e a segunda como farsa”. Em Sertânia a história segue em frente e é linear, portanto, não haverá repetição. Haverá sim, um novo tempo. Apostemos nisso.
O BESTINHA QUER SABER
O bestinha quer tá doido para saber se até o final do seu governo, Ângelo Ferreira, terminará também as obras do Cine Cultura (Cine Emoir), Pátio da Feira, Secretaria de Educação, praças da Várzea Velha, Praça no povoado de Valdemar Siqueira, calçamentos de ruas etc. Terminará??? Lembrando que são obras que se arrastam, algumas delas, desde o primeiro ano do seu governo. O bestinha quer saber.
FRASES PARA REFLEXÃO
Você que ama o passado e que não vê que o novo, o novo sempre vem!
Belchior
Enquanto a política for usada como justificação para fazer o mal na vida das pessoas o Brasil não vai para frente.
Anna Flávia Schmitt Wyse Baranski
Políticos que nomeiam pessoas para cargos públicos a poucos meses do pleito eleitoral só demonstra que vale tudo em prol do voto, até mesmo fazer com que eles acreditem friamente que sua contratação é devido as suas qualidades e não por
Edgar Neto
A política é limpa, suja são as pessoas que usam a política para benefício próprio.
Dennis Moraes
A discussão errônea sobre política parece um ringue de pessoas vendadas.
Daiane Rabelo
A política, a mídia, todos os lugares estão cheios de gente simpática, mas, mas pouca gente empatica, e isso explica muita coisa.
Murilo S. De França
A verdadeira política é aquela que coloca as pessoas em primeiro lugar, guiada pela compaixão e justiça.
Tanios Toledo El Alam
*Responsável por esta coluna é o editor do site Tribuna do Moxotó, o professor e blogueiro Esequias Cardoso, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, graduado e pós- graduado em História e em gestão de educação.