NOS DIAS 26 E 27 O PROJETO ESPERANÇAR EM SERTÂNIA REUNIU UMA CONSTELAÇÃO ACADÊMICA DA UFPE E URFPE, PROFESSORES DA REGIÃO E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO COM GRANDIOSO SUCESSO

NOS DIAS 26 E 27 O PROJETO ESPERANÇAR EM SERTÂNIA REUNIU UMA CONSTELAÇÃO ACADÊMICA DA UFPE E URFPE, PROFESSORES DA REGIÃO E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO.

A Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac em Sertânia foi palco de um dos maiores eventos acadêmicos já realizado na região.

Foi o projeto ESPERANÇAR: Formação de Professores dos Sertões do Moxotó, Ipanema e Pajeú, e ocorreu entre dos dias 26 e 27 de maio de 2023, contando com a participação de professores de todas essas regiões citadas acima e com 8 professores das Universidades Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Com uma programação voltada para a formação dos docentes, o projeto foi idealizado pela professor doutorando João Lúcio.

O projeto contou com o apoio da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo o curso de formação continuada por área de conhecimento para professores, através do Projeto de Pesquisa “Esperançar, o menino ler o mundo: aprender para transformar”, sob a responsabilidade da Profª Drª Mariana Zerbone Alves de Albuquerque (UFRPE).

Na noite de sexta (26/05/23) os professores se reuniram para escutar a palestra “Sertão: Espaço de história, sociedade, política e cultura” proferida pelo professor Dr. Antônio Jorge de Siqueira (UFPE) e mediada pela Profª Drª Edvânia Torres (UFPE).

Antes porém, houve a belíssima apresentação do grupo Cantigas do Sertânia, levando um repertorio gostoso do cancioneiro regional e levantando toda a plateia presente no histórico Auditório da EREM Olavo Bilac.

Já no sábado, dia 27, o debate com o tema “A formação de professores/as em tempos de esperançar: dimensões políticas, éticas e pedagógicas” foi conduzido pelo Prof. Dr. José Batista Neto (UFPE) e mediado pela Profª Drª Mariana Zerbone  (UFRPE). Na tarde do sábado (29), o encontro foi por área de conhecimento.

A oficina de Matemática e suas tecnologias foi conduzida pela Profª Maria do Carmo (UFPE) e pelo Profº Emerson Torres (UFPE) com a monitoria do Profº Walter Fabiano e do Profº Janilton Ferreira (SEDUC/PE).

A oficina de Ciências da Natureza e suas tecnologias foi dirigida pela Profª Gilvaneide Ferreira (UFRPE) e pelo Profº Fausto Muniz (UFRPE) com monitoria do Profº Ms. Edmaylssonn Joia (SEDUC/PE).

Já a oficina de Linguagens e suas tecnologias teve a regência do Profº Natanael Duarte (UFRPE) e a monitoria da Profª Liliane de Souza Almeida e da Profª Conceição Barbosa (SEDUC/PE). Por fim, a oficina de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, conduzida pelas Profª Edvânia Torres (UFPE) e Profª Mariana Zerbone (UFRPE) teve como monitor o Profº Ms. João Lúcio (SEDUC/PE).

No final da tarde do sábado, o encerramento do evento se deu com a entrega de certificados e contraternização, ficando aquela sensação de saudade e a solicitação de todos presentes para que outros eventos como este sejam realizados brevemente.

O evento foi grandioso e mostrou a necessidade da realização de muitos outros eventos ligados a docência na região, visando preparar todos para sua formação.

O EDITOR DO SITE TRIBUNA DO MOXOTÓ E PROFESSOR ME. ESEQUIAS CARDOSO AO LADO DA PROFESSORA DOUTORA EDVÂNIA TORRES AGUIAR GOMES DA UFPE

“Participei no projeto e como professor do ensino básico, ávido para alçar voos em cursos de pós graduação, como doutorado, me sentir bastante contemplado pelas temáticas ali abordadas, momentos raros de plena formação com professores doutores das duas melhores universidades de Pernambuco, onde tivemos a oportunidade de conhecer um pouco dos meandros para se chegar aos cursos de mestrados e doutorado. Momentos raros de troca de conhecimento entre todos ali presentes. Agradeço a todos os envolvidos por ter dado a oportunidade a cada um de nós professores em participar de tão grandioso evento”, disse o professores e mestre em ciência sociais, Esequias Cardoso.

Segundo o professor João Lúcio, os professores presentes das duas principais universidades pernambcuanas saíram tão felizes que vão construir essa semana uma carta, ou seja, um documento propondo políticas públicas para a formação de professores da nossa região, principalmente no que diz respeito a pós-graduação.

“Eles vão elaborar uma minuta, quem quiser pode fazer a sua contribuição, o resultado final, assinado pelos professores e pelo participante que quiser vai ser entregue a prefeituras, Câmara de vereadores, secretaria Estadual e Municipal de Educação, Universidades Públicas, Pró-reitorias de pós-graduação e programas de pós-graduação diversas áreas”, disse o doutorando, João Lúcio, falando sobre a satisfação dos 9 professores da UFPE e UFRPE de terem participado desse importante projeto com os professores de Sertânia e região. 

Que bom que o objetivo de todos que idealizaram e participaram desse importante evento é o de perseguir o melhor para a formação acadêmica dos professores da região.

Parabéns a todos os envolvidos!!

 

Comentários do Facebook