No próximo dia 31 de julho, às 18h, o município de Monteiro, no cariri paraibano, será palco de uma sessão especial do curta-metragem “A Lenda dos Cavaleiros da Água”, que retorna à cidade onde foi gravado. A exibição acontecerá no Teatro Municipal Jansen Filho e será aberta ao público.
Dirigido pela cineasta Helen Quintans, o filme foi rodado em Monteiro com apoio direto da comunidade, incluindo comerciantes, moradores e artistas locais. A obra foi inspirada no cordel homônimo, de Samuel de Monteiro, um filho da cidade, irmão da diretora, e conta a história de Violeta e Margarida, mãe e filha que vivem em um sítio isolado e assolado pela seca e tem suas vidas transformadas pela chegada de três cavaleiros, caçadores de nuvem. O elenco conta com atores experientes como o consagrado Buda Lira, Clóvys Tôrres e Violeta Nagai, além dos talentos da cidade Pétala Luana e Reynaldo Soares, quem tem suas atuações elogiadas nos festivais onde o curta é exibido.
A produção teve a participação do pai da diretora, radicado em Monteiro, o poeta Asa Branca do Ceará, que assinou a canção original do filme, interpretada, em forma de repente, por seu parceiro de longa data, Xexéu da Paraíba. Asa Branca faleceu poucos dias após o término das filmagens, o que tornou a experiência ainda mais significativa para Helen.
“Estar com meu pai durante a gravação deste filme foi um presente imenso. Ele acompanhou todo o processo de produção e sonhou junto comigo a realização deste projeto. Pude passar um tempo com ele, antes de sua partida porque o filme me proporcionou isso.”, compartilha emocionada.
A equipe que viajou do interior de São Paulo para realizar este filme no cariri, retorna para entregar o resultado do trabalho para a população e a todos os apoiadores.
“Estamos muito contentes em poder exibir nosso filme na cidade onde ele nasceu. É uma forma de retribuirmos todo apoio que tivemos na nossa querida Monteiro”, diz Flávio Carnielli, produtor do filme.
A Lenda dos Cavaleiros da Água já recebeu 22 prêmios em festivais nacionais, incluindo Melhor Filme, Direção de Arte, Roteiro e Fotografia, e tem tocado públicos por onde passa com sua narrativa sensível e forte , que celebra a literatura de cordel.
A exibição é também uma celebração da cultura da cidade de Monteiro, que ganha destaque no cenário do cinema independente brasileiro.
Serviço:
O quê: Exibição do curta-metragem A Lenda dos Cavaleiros da Água
Quando: 31 de julho (quarta-feira), às 18h
Onde: Teatro Municipal Jansen Filho
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações para imprensa:
19 98998-4634
Instagram: @helenquintans