JÁ QUE O CAPS NÃO CONSEGUIU…VEREADORA CONSEGUE INTERNAR HOMEM COM SURTO PSICÓTICO, APÓS APELO DE MÃE NO TRIBUNA DO MOXOTÓ

A vereadora Galba Siqueira, após ver no Tribuna do Moxotó o apelo da mãe do rapaz que se encontrava com surto psicótico em Sertânia (Ver matéria), correu para ajuda-lo, indo até a sua residência e falando com essa genitora que aflita pediu até pelo amor de Deus para que o prefeito a ajudasse, ajuda que não veio.

A vereadora foi até o CAPS e ali conversou com alguns dos responsáveis por aquele órgão e ali ficou sabendo que não havia nada a fazer e que a família do rapaz deveria recorrer ao Ministério Público de Pernambuco.

De posse dessas informações, a vereadora, observando que o caso era de extrema gravidade e que aquela situação poderia culminar numa tragédia, já que o rapaz estava bastante agressivo e que era preciso interna-lo, entrou em contato com o SAMU, juntamente com as duas irmãs do rapaz, em momento continua, o rapaz identificado como A.F.S foi levado para o hospital juntamente com sua genitora e suas irmãs.

Momento em que a vereador Galba ficou em contato com amigos e amigas em Serra Talhada para tentar viabilizar o internamento do mesmo, argumentando aquela parlamentar municipal que caso era de extrema urgência e que o próprio rapaz pedia para que o internasse.

No outro dia, internado no hospital de Sertânia, após por volta das 18 horas, a vereador foi comunicada pelo pessoal da clinica de Serra Talhada que seu internamente naquela cidade estava garantido e no seguinte o paciente foi levado e hoje se encontra sob os cuidados médico psiquiátrico da cidade de Serra Talhada.

Pena que o poder público municipal mostrou-se inábil, inoperante para intervir na questão desse rapaz que estava realmente surtado e que precisa com certa urgência ser internado. A vereadora Galba nossos parabéns que socorreu não só esse rapaz, mas, sobretudo seus familiares que aflitos temiam um mal maior.

Segundo a vereadora, que falou com exclusividade sobre essa questão ao Tribuna do Moxotó (ver entrevista), há bastantes doentes psiquiátricos no município e isso tem acumulado por falta de assistência.

“Eles ficaram mais de um ano sem médico psiquiátrico, o que é um absurdo e o que agravou e muito a situação de todos eles, sem falar na questão da falta da prescrição do remédio controlado que eles precisam tomar, Sertânia estava sem médico psiquiátrico há um ano. O pior é que quando conseguem a receita muitas vezes falta o remédio na farmácia do município, numa demonstração de descaso para a saúde pública. Essas pessoas merecem e devem ter atendimento urgente, se não acabam como este rapaz tendo surto psicótico”, disse a vereadora.

Mais um exemplo de descaso para com a saúde das pessoas em Sertânia. Que bom que pelo menos temos uma vereador, Galba Siqueira, atenta a todas essas questões e luta por uma saúde melhor para todos os sertanienses.

Comentários do Facebook