GOVERNO DE PERNAMBUCO E SOCIEDADE NORDESTINA DOS CRIADORES SE UNEM PARA REFORÇAR A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA

 O Governo do Estado, representado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco (SDA), reuniu representantes do setor agropecuário de Pernambuco, na noite desta quinta-feira (18), na sede da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), para reforçar a importância da Campanha 2024 de Vacinação Contra a Febre Aftosa em Pernambuco. No encontro, o secretário da SDA, Cícero Moraes, e a presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Raquel Miranda, fizeram uma exposição sobre a antecipação da Campanha 2024, que iniciou no dia 15 e vai até dia 30 de abril.

Representantes da agropecuária – bovinocultura, da caprinocultura, ovinocultura, além de produtores de leite – se posicionaram pela união entre o Governo e o setor para Pernambuco buscar o status de Livre de Aftosa Sem Vacinação. “Esta não é uma pauta apenas da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco e da Adagro, mas também de toda sociedade, da pecuária e dos produtores. Todos nós temos que nos unir e esse encontro contribui para intensificar a vacinação contra a febre aftosa”, afirmou o secretário.

“A Sociedade Nordestina dos Criadores está mobilizada, juntamente com todo o setor agropecuário pernambucano, para que o nosso Estado receba a certificação de Livre de Aftosa Sem Vacinação. No que depender da gente, vamos intensificar a divulgação e incentivo para que todo rebanho seja vacinado. Isso vai trazer um impacto econômico muito positivo para a agropecuária pernambucana, além de tornar o nosso Estado apto a novos mercados”, comentou Delmiro Gouveia, presidente da SNC.

O presidente da SNC reforçou a importância da Campanha de Vacinação para representantes importantes da cadeia produtiva da pecuária como o presidente do Sindicato das Indústrias de Leite de Pernambuco, Alex Costa, o diretor da Masterboi, Miguel Zaidan, o presidente da Associação Pernambucana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apeco), Emanoel Rocha, o vice-presidente da Associação de Suinoculatura, Lula Malta, além de gestores de outros segmentos do agronegócio, o presidente da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), Giulliano Malta, o presidente da Valexport, José Gualberto almeida, entre outros.

PRAZOS

No último dia 15 de abril, o Governo de Pernambuco, por meio da Adagro, anunciou o início da vacinação contra a febre aftosa para todo o rebanho de bovinos e bubalinos do estado de Pernambuco. A campanha de 2024 tem como tema “Em Pernambuco a Febre Aftosa Não Tem Vez” e foi antecipada de maio para abril, após autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O período para imunização segue até o dia 30 de abril. A declaração da vacinação deve ser feita nas unidades regionais ou no site da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) até o dia 15 de maio.

Comentários do Facebook