Uma mulher morreu após cair de uma moto e ser atropelada por um caminhão de coleta de lixo em Paulista, no Grande Recife.
Segundo informações repassadas pela família, a enfermeira Janice Pereira de Medeiros de Lucena, de 44 anos, foi arrastada por alguns metros.
De acordo com testemunhas, a moto era de uma amiga da vítima, que dava carona a ela na volta do trabalho. A motociclista também ficou ferida. Conforme relatos, o motorista do caminhão fugiu sem prestar socorro. O caso é investigado pela Polícia Civil.
O acidente aconteceu na noite da quarta-feira (14), na Estrada do Frio, no bairro de Jardim Paulista. Segundo testemunhas, a amiga de Janice, que não teve o nome divulgado, tentou desviar de um buraco quando sofreu o acidente.
Em nota publicada nas redes sociais, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE) lamentou a morte de Janice e informou que ela atuava no Hospital da Mirueira, em Paulista. “Trilhou uma carreira brilhante, deixando grande saudade nas equipes e nos pacientes que acompanhou”, declarou o órgão.
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado pela 8ª Delegacia Seccional de Paulista como acidente de trânsito com vítima fatal. Segundo a corporação, familiares contaram que a via estava escura no momento do acidente, por causa de uma falta de energia no bairro.
O que diz a prefeitura
Procurada, a prefeitura de Paulista informou que o caminhão pertence à Empresa I9, que é uma prestadora de serviço à administração municipal. Em nota, a gestão afirmou que, de acordo com a empresa:
- o trecho apresentava intenso fluxo de veículos naquele horário, e o caminhão trafegava a aproximadamente 20 km/h;
- por volta das 19h, a motocicleta realizou uma ultrapassagem pela direita, ficando em um ponto cego do caminhão;
- o motorista disse que apenas ouviu um estrondo no momento do impacto;
as ocupantes da motocicleta teriam se desequilibrado e caído, a condutora caiu para o lado da mata e a passageira na frente da roda; - a condutora da motocicleta “teria realizado uma manobra proibida, tombando em direção ao caminhão e caindo à frente da roda dianteira do veículo, que, por ser de grande porte, acabou impossibilitando qualquer reação imediata do motorista”;
- após o acidente, o motorista do caminhão, acompanhado do advogado da empresa, dirigiu-se à Delegacia de Paulista, onde prestou esclarecimentos e foi liberado por volta da meia-noite.
- Questionada sobre as condições da Estrada do Frio, a prefeitura de Paulista informou que: “conforme levantamento preliminar e relatório da equipe, a via não possui buracos em sua pista de rolamento” e o buraco que a motociclista tentou desviar fica num “trecho externo à pista”, próximo ao meio-fio;
- “de acordo com as informações apuradas, o acidente ocorreu após uma ultrapassagem proibida realizada pelo acostamento, fora da faixa de rolamento da via”;
- Os acidentes registrados na via estão relacionados com “manobras irregulares por parte dos condutores”;
- a partir da segunda-feira (19), vai requalificar a sinalização da via, que prevê a implantação do canteiro central na estrada e outras melhorias.
A empresa I9 disse que “lamenta profundamente o ocorrido, se solidariza com os familiares e amigos da vítima e informa que permanece à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos adicionais”.
Com informações do g1
