Candidatos que obtiveram isenção da taxa de pagamento também precisam se inscrever. Quem não tem direito à gratuidade precisa pagar uma taxa de R$ 85.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado em 3 e 10 de novembro. O cronograma completo foi divulgado no edital da prova, na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União.
Os candidatos deverão se inscrever entre 27 de maio e 7 de junho, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Abaixo, confira as principais informações do exame:
Em que site fazer a inscrição?
É só entrar na Página do Participante, em enem.inep.gov.br/participante.
Qual é o valor da taxa de inscrição?
Ela custa R$ 85 e deverá ser quitada de 27 de maio a 12 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada.
Quais as formas de pagamento?
A taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito.
Quem está isento da taxa precisa se inscrever no Enem?
SIM! Mesmo quem conseguiu a isenção (como os alunos da rede pública) precisa se inscrever. Somente quem concluir a etapa de inscrição poderá fazer a prova.
Para que serve o Enem?
Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
Quando as provas serão aplicadas?
Em 3 e 10 de novembro.