Um vídeo publicado no último domingo nas redes sociais da pré-candidata à prefeitura de Sertânia, Pollyanna Abreu, alcançou mais de 20.000 visualizações em menos de duas horas.
O vídeo explica de forma didática o processo de licitação e execução da principal obra da atual gestão municipal de Sertânia, a Via Parque, com destaque para a exibição de documentos obtidos nos portais da prefeitura e do tribunal de contas do Estado.
VEJA O VÍDEO
De acordo com publicação, os questionamentos dizem respeito, entre outras coisas, ao fato de o contrato com a empresa ganhadora da licitação constar como encerrado no portal da transparência de Sertânia desde setembro do ano passado e a prefeitura ter feito um aditamento nele no valor de quase R$ 500.000,00.
Além disso, os desembolsos parciais que deveriam constar no portal, não aparecem (não é a prestação de contas final, que só é feita ao final do ano fiscal). O processo todo contém indícios de, no mínimo, má gestão de recursos públicos, mas só com uma rigorosa apuração dos órgãos de controle é possível confirmar ou não as irregularidades.
Para piorar, as redes sociais dos moradores do município foram inundadas com vídeos que mostram claramente uma obra feita às pressas, visando uma inauguração antecipada para caber no calendário eleitoral que determinou a sexta-feira (5/7) como o último dia para a participação do gestor em inauguração de obras públicas.
Vários trechos da Via Parque apresentam problemas, como calçamento cedendo, ausência de drenagem (a chuva que caiu uno final de semana alagou o campinho que é uma das atrações da obra), e trechos sem o gramado concluído.
O atual prefeito de Sertânia não é candidato, mas apoia a pré-candidatura de uma vereadora do município. Até o momento dessa publicação, a prefeitura não se manifestou sobre os fatos.