A Escola de Referencia em Ensino Médio Olavo Bilac em Sertânia acabou de criar o Núcleo de estudos de Gêneros em homenagem póstuma a professora recentemente falecida Juraci Bezerra de Lima.
O núcleo está levando o seu nome por ter sido uma professora marcante na história dessa escola, contribuindo de forma decisiva para a educação de toda uma geração e por isso é merecedora dessa homenagem. Deixou seu legado na educação dos sertanienses.
O Núcleo de Estudos de Gêneros traz propostas importantes e pautas para serem discutidas na escola sobre o tema.
“Vivemos em uma sociedade que está em constante transformação, e é fundamental que nossa escola esteja preparada para enfrentar os desafios relacionados a questões de gênero. Nosso propósito é criar um ambiente inclusivo, respeitoso e acolhedor, onde todos os indivíduos se sintam valorizados e livres para ser quem são independentemente de seu gênero”, explicou seu coordenador, o professor mestre em Ciência Sociais, Esequias Cardoso.
Salientando o professor que o referido projeto é fruto de estudos e da observação da necessidade de se ter um Núcleo como este na escola.
O Núcleo também tem como coordenadora a professora Patrícia Valéria que também falou sobre a satisfação de participar desse momento histórico para a escola, momento em que se cria uma canal para discutir pautas importantes relacionadas ao estudo de gêneros.
“Durante o processo de elaboração deste plano, realizamos um diagnóstico minucioso da nossa realidade escolar e a partir daí identificamos os desafios que nossos alunos, professores, funcionários e pais/responsáveis enfrentam em relação à igualdade de gênero. Acreditamos que a diversidade de perspectivas e experiências enriquecerá nossas discussões e tornará nossas ações mais efetivas”, disse a professora.
O Núcleo será formado por estudantes, professores e toda comunidade escolar e tem como objetivo central promover a igualdade de gênero, combater a discriminação e o preconceito, e fornecer apoio e educação para a comunidade escolar. Isso significa criar um ambiente inclusivo, respeitoso e acolhedor, onde todos os indivíduos se sintam valorizados e livres para ser quem são independentemente de seu gênero.
Parabéns a Erem Olavo Bilac Sertânia pela iniciativa e que este exemplo seja seguido por outras escolas, já que é a partir do que faz a escola, conscientizando futuros cidadãos e que as sociedades melhoram.