EDUCAÇÃO: PROJETO ESPERANÇAR É DESTAQUE NO ENEM

Com as divulgações das notas do ENEM pelo INEP, o projeto ESPERANÇAR, O MENINO LÊ O MUNDO: APRENDER PARA TRANSFORMAR, coordenado pela Professora Drª Mariana Zerbone Alves de Albuquerque da Universidade Federal Rural de Pernambuco em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e apoiado pela FACEPE através do edital 28/2022 – Apoio à Pesquisa para o Enfrentamento de Desigualdades Sociais, começa a obter dados promissores.

Uma das etapas do projeto foi exclusiva para o curso preparatório para o ENEM dos estudantes do ensino médio. As atividades aconteceram em formato presencial, vivenciado com aulas presenciais e contextualização do conteúdo, avaliação diagnóstica, atividades motivacionais em atividades pedagógicas diversas. Cerca de 30% dos nossos estudantes do curso preparatório para o ENEM tiraram notas superiores a 900, como Esheley Lavínnia, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública de Sertânia em 2023, com nota 980 na redação. Os alunos conseguiram notas que giram entre 600 e 700 pontos nas 4 áreas do conhecimento. O apoio da FACEPE através do edital 28/2022 foi fundamental para execução das etapas do projeto e possibilitar a infraestrutura necessária.

Para a Professora Drª Mariana Zerbone Alves de Albuquerque da Universidade Federal Rural de Pernambuco “O Esperançar teve a capilaridade de atendimento aos alunos da cidade e zona rural do município de Sertânia, garantindo o acesso e permanência através da gratuidade do curso, do acolhimento, acompanhamento, oferecimento de refeição e qualidade do processo ensino-aprendizagem cumprindo, para além da pesquisa, o papel de extensão entre a universidade e sociedade, tudo isso proporcionado pelo apoio da FACEPE”. Já para a Professora Drª Edvânia Torres Aguiar Gomes da Universidade Federal de Pernambuco “a FACEPE, como agência de fomento a ciência, através do seu apoio, possibilitou um ambiente humanizador, foi imprescindível a criação de vínculos entre todos os participantes, de uma boa relação dos estudantes com os professores e a coordenação, dos estudantes com seus colegas e dos estudantes com o espaço físico, no qual se sentiam pertencentes, ou seja, as salas de aulas, o pátio, a refeição, ambos foram espaços de trocas e aprendizados”.

A viabilização do acesso à Educação Pré-ENEM (preparatório) e ao Ensino Superior/técnico, proporcionou acolhimentos e vínculos que apoiaram a permanência dos estudantes no estressante período de preparação. A metodologia proposta (composta por rodas de diálogos, conversas informais, acompanhamento da realidade dos estudantes, dentre outras práticas) tornou possível identificar sentimentos paradoxais, desgaste por stress, cansaço e carga de estudos, o Esperançar será um espaço de acolhimento, vínculo, incentivo, humanização, amparo e respeito.

A equipe do Projeto Esperançar, em nome da FACEPE (que apoiou a execução do projeto), UFRPE e UFPE, parabeniza a todos os seus alunos pelos ótimos resultados e continua vigilante para orientar e tirar quaisquer dúvidas a respeito das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que estarão abertas a partir do dia 22 de janeiro, quando estudantes que prestaram o Enem poderão tentar uma vaga em institutos e universidades públicas do País.

Comentários do Facebook