Segundo TCE, Sertânia apresentou baixo desempenho no Índice de Compromisso com Alfabetização (ICA/TCE).
O Tribunal de Contas de Pernambuco divulgou um relatório sobre os dados de 2023 sobre a alfabetização no Estado (ver matéria) e a situação que se encontra Sertânia é de causar horror a qualquer pai, mãe ou responsáveis por alunos matriculados nessas escolas municipais, principalmente na área de alfabetização.
Reflexo talvez, da postura autoritária do prefeito Ângelo Ferreira e de sua atual secretária de educação do município, apelidando aquela secretaria de “Casa da Maldade”.
Segundo estes mesmos profissionais, o apelido é dado pela forma como aquela secretaria tem tratado uma área tão importante para a formação de toda uma geração e que por isso precisa de uma atenção especial e não de uma “Dama de Ferro”, impondo sua vontade.
ENQUANTO ISSO NÃO MUITO LONGE DAQUI
Ocorrendo isso, colhem-se resultados pífios iguais a estes publicados pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, envergonhando o município que se encontra com a medíocre média 2,0, ficando em estado crítico, perdendo para município como Buíque Ibimirim, Itapetim, Solidão, Custódia e tantos outros.
fonte TCE
O estudo foi realizado com todos os municípios de Pernambuco, sobre a Política de Alfabetização na Idade Certa de cada município e ficou evidenciado QUE SERTÂNIA SE ENCONTRA EM ESTADO CRÍTICO.
Cada município recebeu uma nota de 0 a 10, de acordo com a análise da documentação comprobatória para cada eixo enviada ao TCE-PE. A partir disso, foram classificados em cinco níveis: Desejável (nota 9 a 10), Bom (entre 7 e 8,9), Razoável (entre 6 e 6,9), Grave (entre 4 e 5,9) e Crítico (abaixo de 3,9).
Foram avaliados 5 eixos da política de alfabetização. Em síntese, a pesquisa foi feita com base em cinco eixos: legislação, parcerias, formação de alfabetizadores, material de apoio e monitoramento de aprendizagem dos alunos.
O relatório “SABER LER na idade certa” foi elaborado para medir o compromisso com a execução da política pública para a alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental (6 a 7 anos).
De acordo com o TCE, Sertânia apresentou baixo desempenho no Índice de Compromisso com Alfabetização (ICA/TCE).
Não é a primeira vez que Sertânia aparece tão mal na área de educação durante a atual gestão.
Lembrando o resultado melhor do IDEB ainda não foi suplantado pela atual gestão, o melhor índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), foi alcançado em 2016 e de lá para cá, ainda não foi ultrapassado e para completar agora este resultado que preocupa os pais que obviamente anseiam muito em ver seus filhos tendo um futuro promissor e para isso querem contar com uma educação de qualidade sem prepotência e nem arrogância dos que a comandam Afinal educação só rima com democracia e cultura de paz.
Vale lembrar também que até o momento, em pleno 2024, o prefeito de Sertânia ainda nem sequer implantou o piso nacional de 2023 para os professores municipais e quando estes tentaram ir às ruas em apenas um dia, tiveram seus salários descontados, mesmo estando dentro da lei a paralisação. Portanto, o clima é de medo e pelo que parece ninguém pode falar nada, sem contar que a secretaria de educação do município de Sertânia conta com um número alto de contratados. Tudo isso obviamente pesa neste resultado apresentado pelo TCE sobre a educação em Sertânia.
O Tribuna do Moxotó vai continuar a informar a população sobre o que ocorre no município, não pensem aqueles que tentando nos desqualificar vão conseguir fazer com que nos retraimos, não recuaremos um palmo. Vamos para cima compromissado com a verdade e com todos os nossos milhares de leitores.