COPA DE FUTEBOL MUNDIAL FEMININA: TRIBUNA COBROU E A PREFEITURA DE SERTÂNIA ATENDEU, EM PARTE, A QUESTÃO DE PARAR O EXPEDIENTE DAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS.

Após a matéria do Tribuna do Moxotó (ver matéria), publicada no dia 20 de julho, sobre a questão do silêncio da prefeitura de Sertânia em relação aos jogos do Brasil pela copa feminina de futebol e o expediente nas repartições púbica municipais, eis que o prefeito publicou um decreto um dia depois da nossa publicação, dia 21, onde decreta ponto facultativo para as repartições municipais. O que ninguém entendeu foi o “incentivo” que a prefeitura dar aos funcionários que aderirem  no tal decreto, quando diz:

“As horas não-trabalhadas devem ser compensadas durante o segundo semestre deste ano. O documento deixa claro também que órgãos e entidades deverão permanecer em funcionamento nos horários de realização dos jogos, a fim de possibilitar ao agente público optar por exercer suas atividades no horário de expediente ordinário”

O que deixa claro que os funcionários que aderirem o tal ponto facultativo terão que pagar no segundo semestre o dia parado.  Como assim??? Isso é muito estranho, é como se ele desse com uma mão e tirasse com a outra.

INFELIZMENTE OS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE SERTÂNIA, A DEPENDER DO DECRETO DO PREFEITO, VÃO CONTINUAR SEM ASSISTIR OS JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL FEMININO. É QUE SE ADERIREM O TAL PONTO FACULTATIVO TERÃO QUE PAGAR DEPOIS PELO EXPEDIENTE QUE PERDERAM PARA ASSISTIR ESSES JOGOS. “NA COPA DE FUTEBOL MASCULINO NÃO HOUVE ISSO, POR QUE SÓ COM AS MENINAS??, LEMBRA UM FUNCIONÁRIO MUNICIPAL

“Não entedi nada. Por que na copa de futebol  mundial masculino não houve essa exigência? E por que só na copa das meninas? O que quer dizer que se eu não for trabalhar amanhã, dia do primeiro jogo do Brasil, terei que pagar neste segundo semestre. Acho injusto, vai acabar que ninguém  vai aderir a esse ponto facultivo e ninguém vai assistir os jogos dessas meninas. Oxe, como pode? Se a gente quiser assistir até pode, mas já sabe que teremos que pagar pelo expediente que faltou para vibrar com as meninas nos seus jogos. Na copa de futebol masculino não teve isso e por que agora tem??”, disse um funcionário municipal no whats app do Tribuna do Moxotó e obviamente que pediu para não ser identificado.

Portanto, a municipalidade, através do seu gestor Ângelo Ferreira, deixa claro que realmente não tem o mesmo tratamento quando se trata de homem e mulher, isso fica óbvio no decreto e até em outras ações da gestão municipal.

Alguém tem dúvida disso??

Então vamos lá relembrar pelos menos dois fatos que demonstram isso. A atual  gestão tem apenas três mulheres em meio a 13 secretárias. As pastas ocupadas por mulheres são: Saúde, educação e controle Interno e nada mais.

E como esquecer que o atual gestor Ângelo Ferreira, assim que assumiu em 2016, extinguiu a secretaria da mulher, criada por sua esposa, a ex-prefeita Cleide Ferreira.

Importante lembrar que não há notícia de decreto similar a este publicado pelo “zeloso” prefeito Ângelo Ferreira, em outras cidades, ou seja, o governo federal, alguns estados e até ou tras cidades decretaram ponto facultativo, mas não houve essa exigência para se pagar expediente depois.

Veja que os decretos publicado pelo governo federal, estados e alguns municípios seguem um padrão e não há em nenhum deles a exigência de se pagar depois o dia parado.

O Decreto do Governo de Pernambuco:

JOGOS DO BRASIL NA COPA DO MUNDO DE FUTTEBOL FEMININO

Órgãos públicos de Pernambuco terão horários modificados e ponto facultativo em dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino. As partidas vão ser disputadas na Austrália e na Nova Zelândia, entre a quinta (20) e 20 de agosto. A estreia do Brasil no campeonato é no dia 24, contra o Panamá, às 8h. O governo de Pernambuco decretou ponto facultativo para os servidores estaduais. A gestão informou que a decisão segue a do governo federal, que também decretou ponto facultativo para os servidores da União. Nos dias em que os jogos começarem até as 7h30, o expediente começará às 11h. Já para quando os jogos forem às 8h, o expediente começará às 12h. Os serviços essenciais funcionarão normalmente.

Abaixo, veja onde será ponto facultativo durante os jogos da seleção feminina

  • Alagoas
  • Distrito Federal
  • Maranhão
  • Pará
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Tocantins

Agora eia o decreto do Governo de Sertânia:

O Governo Municipal de Sertânia decretou ponto facultativo nos dias de jogos da Seleção Brasileira feminina de futebol, na Copa do Mundo da FIFA 2023, nos órgãos públicos. Nos dias em que os jogos se realizarem até às 7h30, o expediente iniciará às 11h e nos dias em que os jogos se realizarem às 8h, começa às 12h. As horas não-trabalhadas devem ser compensadas durante o segundo semestre deste ano. O documento deixa claro também que órgãos e entidades deverão permanecer em funcionamento nos horários de realização dos jogos, a fim de possibilitar ao agente público optar por exercer suas atividades no horário de expediente ordinário. O funcionamento dos serviços considerados essenciais deve, no entanto, permanecer assegurado. Desejamos sucesso às jogadoras que estão representando nosso País!

Comentários do Facebook