Nesta terça-feira, 12 de março, um fato histórico ocorreu em Sertânia a coleta de amostras de sangue dos Quilombolas do município para o teste de DNA BCT, que faz parte do programa DNA do Brasil.
Importante que a partir desses resultados, irá se descobrir a genealogia desta população e com isso saber de que país da África os ancestrais vieram.
Tudo isso é uma parceria da Associação África Recife, UFAL , USP , Secretaria de Igualdade Racial de Sertânia e o Governo Municipal de Sertânia.
De acordo com o secretário de Igualdade Racial, Mauricio de Siqueira, é um marco histórico para a população negra e Quilombola de Sertânia e este projeto vem sendo desenvolvido desde 2024 e agora já é a terceira etapa do projeto, que culminará no mês da consciência negra com a entrega e abertura dos resultados.
A prefeita Pollyanna Abreu desde quando tomou conhecimento desse projeto fez questão de não só abraçar a ideia, mas de implementa e torna-la realidade para o município e juntou-se a isso o desempenho extraordinário do secretário de Igualdade Racial, Maurício de Siqueira, que sendo um integrante dos quilombolas, foi fundamental para que tudo estivesse acontecendo em Sertânia, ou seja, os integrantes dos quilombolas agora terão a oportunidade de descobrir sua genealogia.
Maurício Siqueira com a sua simplicidade tem desempenhado com competência a sua função naquela secretaria, a prefeita de Sertânia foi muito feliz na sua escolha e seu trabalho tem reverberado, já que a gestão municipal passada havia abolido aquela pasta e trazê-la de volta e ainda colocar um representante dos quilombolas foi realmente uma dádiva.
De parabéns todos os envolvidos.