COLUNA PAPO DE DOMINGO: O RADICALISMO IDEOLÓGICO QUE NÃO AJUDA EM NADA A COMUNIDADE E A PONTE CAINDO NA MANIÇOBA (VEJA VIDEO)

Por Esequias Cardoso*

A história tem mostrando ao longo do tempo que o radicalismo ideológico, tanto do extremismo de direita como o de esquerda nunca levou a nada, a não ser o caos para os mais carentes e até para alguns que tentaram se opor a ele. Quem estiver atento a trajetória histórica tanto daqueles que se diziam de direita quanto os que se intitulavam de esquerda viram o que estes fizeram em nome do que acreditavam.

Mataram opositores, perseguiram por crenças religiosas, por cor da pele, por questões sociais, tudo para sustentar o que “acreditavam” e a história tem se repetido ao longo do tempo. As lições mostradas não foram suficientes para mudar essas pessoas.

Mas em meio a esse “gado”, existem aqueles que teimam em destoar desse tipo de crença, se distanciando do convívio desses fundamentalistas de plantão que parecem mais abutres a espreita da carniça.

Estes seguem firmes através de seus exemplos e de suas virtudes, se negam a submeter a fazer parte desse curral. São cabeças pensantes, longe da alienação partidária ou ideológica. Nunca se farão “gado”. Como estrelas, esses têm luz própria.

Em Sertânia, temos alguns desses grandes homens, personagens históricos que colocados no ostracismo político partidário e até social, preferiram ficar nessa condição do que se render a hipocrisia de lutar por algo insano e sem nexo.

É o caso do professor e funcionário da Compesa, Geraldo, conhecido por “Geraldo da Compesa, um dos criadores do PT de Sertânia, ativista do direito do trabalhador e pelo fim de qualquer tipo de racismo. Foi Geraldo, petista raiz que viu a possibilidade de mudar a trajetória política de Sertânia nessas eleições e que levantou a bandeira da candidata Pollyanna Abreu e que também se negou a crer na estória de que a referida candidata era bolsonarista, tendo a iniciativa de até usar, durante a campanha, a camisa de Pollyanna e Lula, numa demonstração de que é adepto as ideias do próprio presidente Lula que para haver progresso e desenvolvimento para a população é preciso unir.

A governadora Raquel Lyra também foi muito bombardeada com esse tipo de discurso retrógado e até apelativo, no entanto, pelo que se ver hoje toda essa baboseira caiu por terra, ou seja, não deu certo, pois a chefe do executivo estadual de Pernambuco, tornou-se uma das maiores aliadas do governo Lula e a toda hora está recebendo mimos dele.

Importante lembrar que última quinta-feira, dia 24, Raquel teve  a oportunidade  de compartilhar o mesmo palaque com deputados federais  raízes do PT, como Carlos Veras e tantos, quando assinou várias obras para o Estado.

Então, para que esse sectarismo exacerbado e doentio? A política, quando pensada pelos gregos, não foi feita para dividir, mas unir em torno de um objetivo só: o bem da coletividade e quem não enxergar isso, está míope e impregnado de ódio por não aceitar que na mesma política existe dois lados e que ambos devem ter a sensatez da boa convivência mesmo tendo pensamentos contrários.

Parabéns ao sertaniense Geraldo da Compesa pela sensatez de perceber que bolsonarista são todos aqueles que buscam dividir e perseguir pessoas que não coadunam com a forma sórdida e vil de fazer política. Estes só enxergam a si. Portanto, indo muito além do próprio voto em Bolsonaro, e presentes e em todas as alas partidárias.

A FOTO QUE CAUSOU CIÚMES

Foi hilariante a crise se ciúmes dos poucos membros que ainda restam do PT de Sertânia quando viram que Humberto Costa recebeu a prefeita eleita de Sertânia e até recebeu uma lembrança dela. Pollyanna Abreu levou a arte sertaniense para o senador petista. Bom se acostumar com isso. Não vai demorar e a governadora deverá promover um encontro, tudo pelo o bem de Sertânia, entre Lula e prefeita eleita de Sertânia. O que é natural quando se trabalha para o bem da coletividade, né mesmo??

E POR FALAR EM FOTOS…

A futura Prefeita de Sertânia conversou com vários políticos com e sem mandatos durante suas viagens e com eles compartilhou ideias sobre um novo tempo para Sertânia e o brilho nos olhos dela contagiou a que todos eles, que se comprometeram auxilia-la na empreitada de fazer uma Sertânia para todos.

É MESMO O FIM DOS TEMPOS; O “CORONEL” ARREGOU??

Quem diria que o sertaniense iria presenciar o prefeito Ângelo Ferreira em entrevista afirmar que dentro de sua gestão alguém fez algo sem seu consentimento? Pelo que parece, para tentar encobrir mais uma lambança do seu governo, ele alegou isso em entrevista ao explicar sobre a questão do calçamento de ruas de Albuquerque Né. Foi constrangedor vê-lo afirmar que não sabia de nada sobre a retirada do material que vai calçar ruas Albuquerque Né. Todo mundo sabe que nada acontece em seu governo sem seu aval e ninguém “engoliu” a estória. Pior foi ver que ele disse tudo isso e sequer ficar ruborizado. Nunca se viu tanto cinismo.

E OS NOVOS SECRETÁRIOS???

É grande a curiosidade sobre os auxiliares de Pollyanna Abreu a partir de 2025. Tudo está sendo guardando a sete chaves. Mas o que se sabe é que certamente serão altamente competentes. Alguns técnicos outros políticos, mas comprometidos com o projeto da futura prefeita.

ANIMAIS SOLTOS POR TODA PARTE EM SERTÂNIA

Não bastasse o número de cachorros soltos por toda cidade em Sertânia, a população tem que conviver com outros tipos de animais pelas ruas, como jumentos, cavalos e bois, todos convivendo num ambiente só e incomodando e muito a comunidade. Recebemos imagens de moradores do centro da cidade e da Vila da Cohab mostrando esses animais. A quem recorrer?

E A TRANSIÇÃO PARA O NOVO GOVERNO MUNICIPAL?

Soubemos que a equipe de transição de Pollyanna Abreu fez várias solicitações para atual gestão municipal e que está aguardando as respostas. Muitas coisas para se saber no tocante as finanças do município, a obras paradas, etc. O que soubemos é que a prefeita eleita, irá disponibilizar todas essas informações para a população. Tudo com muita transparência. Aguardemos pois!

 E POR FALAR EM TRANSIÇÃO…A HISTÓRIA SE REPETIRÁ??

Era final ano de 2012, entrada do Governo Guga Lins, e no dia 2 de janeiro de 2013, eis que todos foram pegos de surpresa com todos os computadores da prefeitura de Sertânia e repartições totalmente apagados em seus HDs. A pergunta que mais se fazia na época era: por que??? Estranho. Será que a história se repetirá??

UMA ESPERANÇA NO FIM DO TÚNEL PARA O GRUPO LOCAL DO PSB

Reunidos em senadinhos por alguns locais na cidade, partidiários do grupo do prefeito de Sertânia já dão como certa a vitória de João Campos para o governo do Estado, quando ele ainda sequer assumiu o seu segundo mandato para prefeito do Recife e sem perceber que a governadora Raquel Lyra, tem crescido em avalição e mantido, inclusive, um interessante alinhamento político com o governo Lula. O que ocorrerá em 2026 para essa turma já está tudo escrito. Mas obviamente que muitas coisas ainda irão ocorrer e para os analistas políticos existem muitas pedras por este caminho e nada ainda está definido, apesar desse pessoal de Sertânia achar que sim. Mas não se pode contrariar os “loucos”, melhor apenas observá-los.

E POR FALAR EM GRUPO DO PREFEITO DE SERTÂNIA…

Vamos relembrar um fato interessante sobre a derrota de 2012. Quando o PSB perdeu a prefeitura em 2012, Ângelo Ferreira era deputado estadual e tão logo viu sua “turma” desempregada da municipalidade, cuidar de arrumar Aalguns em seu gabinete. Comentários dão conta de que ele tinha pelo menos mais de 100 pessoas “trabalhando” para ele na época e ali ficaram até a sua volta em 2016, quando reassumiu a prefeitura de Sertânia. E agora, o que farão em 2025? Será que irão caber todos nos gabinetes dos deputados apoiados por ele?? No gabinete de Diogo Morais já tem o filho do prefeito. É esperar pra ver!

PONTE DA MANIÇOBA, FEITA PELA PREFEITURA DE SERTÂNIA, ESTÁ UM PERIGO. VEJA AS IMAGENS. POPULAÇÃO PEDE QUE FAÇAM UM DESVIO. “ESTAMOS COM MEDO DE PASSAR POR CIMA”, DIZ 

As filmagens foram feitas por Márcio Felix, que esteve no local e está apelando para que a prefeitura de Sertânia faça um desvio e evite um acidente maior com moradores da localidade e por pessoas que moram naquela região. O caso vai ser novamente denunciado ao TCE para que haja uma fiscalização mais rigorosa. Se bem que este ´rogão fiscalizador já compareceu aquele local para ver o que estava ocorrendo. Esperar né que haja alguma providência.

FRASES PARA REFLEXÃO

“A vida é pra quem sabe viver procure aprender a arte pra quando apanhar não se abater.  Ganhar e perder faz parte ( Xande Pilares)

O bom político é aquele que atende as necessidades de seu povo! (Gi.PArt)

Lembre-se de uma das primeiras regras da política: a generosidade na vitória ajuda muito a desarmar o inimigo. (Carnival Row)

*Responsável por esta coluna é o editor do site Tribuna do Moxotó, o professor e blogueiro Esequias Cardoso, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande, graduado e pós- graduado em História e em gestão de educação.

Comentários do Facebook