COLETIVO ESPERANÇAR É HOMENAGEADO COM A CONDECORAÇÃO PAULO FREIRE NA UFPE

O Coletivo Esperançar, um movimento de atuação social e educacional que se dedica à promoção da equidade e do acesso à cultura e à educação popular, foi agraciado com a prestigiosa Condecoração Paulo Freire pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Durante sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), realizada no dia 1º de dezembro, as seis indicações para a Condecoração Paulo Freire foram aprovadas para receber a honraria, que leva o nome de um dos maiores pensadores da pedagogia mundial e patrono da educação brasileira.

A condecoração é concedida pela UFPE a personalidades e instituições que se destacam pela relevante contribuição à educação, à ciência, à cultura ou aos direitos humanos, sempre sob a perspectiva da transformação social e da emancipação.

Entre os homenageados, ganha destaque para o Sertão do Moxotó — e, em especial, para o município de Sertânia — o Coletivo de Professores Esperançar, reconhecido pela atuação na interiorização da UFPE nas regiões do Moxotó, Ipanema e Pajeú.

O Coletivo de Professores Esperançar é formado pelos professores João Lúcio, Álvaro Góis, Walter Fabiano, Janilton Vicente, Edymailson Jóia, Antônio Jorge de Siqueira, Maria do Carmo Martins Sobral, Edvânia Torres, Mariana Zerbone, Emerson Tôrre e Vanice Selva.

O grupo foi reconhecido, entre outras ações, pela criação do Centro Acadêmico do Sertão (CAS), iniciativa que ampliou a presença da universidade no interior do estado e fortaleceu processos formativos voltados às realidades sertanejas.

Confira as indicações aprovadas:

– Profª Flavianne Fernanda Bitencourt Nóbrega – Atua na transformação de comunidades vulnerabilizadas, acesso à justiça e defesa dos direitos coletivos.

– Profº José Paulino Peixoto Filho – Atuação em movimentos populares principalmente da área de educação.

– Profº e mestre de Capoeira Henrique “Tchê” Gerson Kohl – Atuação na cultura e educação em espaços populares e acadêmicos, promovendo ensino e salvaguarda da roda e ofício de mestre de capoeira, patrimônio cultural imaterial.

– Centro Paulo Freire – Estudos e Pesquisas – instituição se dedica à preservação e difusão da memória e do legado freireanos, desenvolvendo formação permanente de educadores e organizando colóquios internacionais e pré‑colóquios Paulo Freire.

– Profº José Batista Neto – Atuação na formação de novos docentes a partir da perspectiva freireana.

– Coletivo de Professores Esperançar – Atuação na interiorização da UFPE no Sertão do Moxotó, Ipanema e Pajeú, com a criação do Centro Acadêmico do Sertão (CAS).

Legado Freiriano na UFPE

A Condecoração Paulo Freire reforça o compromisso contínuo da UFPE com a extensão universitária e o diálogo com a sociedade civil. A instituição, que tem uma forte tradição de pesquisa em educação e ciências sociais, reafirma seu papel como polo irradiador de práticas que buscam a transformação social.

O Coletivo Esperançar, com esta homenagem, celebra a ética, a militância e o amor freiriano pela educação libertadora.

Comentários do Facebook