CENA POLÍTICA IGOR MACIEL: TENTATIVA DE TRANSFORMAR UM EX-GOVERNADOR IMPOPULAR EM “HABILIDOSÍSSIMO POLÍTICO”

Há um movimento, uma tentativa de transformar o ex-governador Paulo Câmara (sem partido) num grande gestor, pela posição que ele ocupa agora no Banco do Nordeste. De repente, parece que tudo o que ele não soube fazer enquanto estava no Palácio do Campo das Princesas era resultado do acaso, do tempo, da temperatura, mas não das ações e omissões próprias de uma administração pública.

Rapidamente, Paulo Câmara virou um “grande articulador”, um visionário, um elemento essencial para a política pernambucana. Toda reabilitação é justa quando é sincera da parte do reabilitado. E, se assim for, Paulo merece todo apoio. Mas reabilitar a popularidade de um dos governadores que mais sofreram com impopularidade durante seu trabalho é uma tarefa que precisa ser feita com algum pedaço de realidade, com humildade para reconhecer erros e não com hipérboles.

O que parece é haver uma força tarefa para criar em Paulo uma liderança alternativa em um grupo dissidente do PSB que hoje é liderado por João Campos. Até as dissidências precisam de referencial. E um ex-governador encaixa bem. Para isso, é necessário ir além do cargo que Paulo ocupa hoje no BNB, mas também gerar narrativas sobre o período em que ele governou o estado. Se vai colar, já é outra história.

Da coluna Cena Política de Igor Maciel do Jornal do Commércio

Comentários do Facebook