Um fato corriqueiro nos confins do Brasil; órgãos públicos fazem concurso e apesar de terem diversos contratados, teimam em não convocar os aprovados e este ficam esperando a boa vontade de seus gestores.
Isso é o que está acontecendo na Câmara de Vereadores de Iguaracy, há pouco mais de 40 quilômetros do município de Sertânia.
Ali foi realizado um concurso com poucas vagas, oito apenas, e até o momento o presidente daquela casa só convocou dois aprovados e pasmem, um deles é advogado com OAB e tudo e fez para auxiliar de serviços gerais e reside em Afogados da Ingazeira e a outra convocada é também da cidade de Afogados da Ingazeira, irmã do presidente da Câmara daquela cidade.
O que se sabe é que a Câmara de Vereadores de Iguaracy está cheia de contratados, mas teima em não chamar os aprovados, fato que fez com que alguns desses aprovados provocassem o judiciário, ou seja, entrassem na justiça para ver seus direitos restabelecidos.
Entramos entrou em contato com o vereador Juciano Gomes (MDB), que usou a tribuna daquela casa legislativa e cobrou a convocação dos aprovados, nos informou que disse que era preciso convocar os aprovados, já que naquela casa havia contratados tomando lugar desses aprovados e não mais justo do que convoca-los.
Porém, a alegação do presidente, em resposta ao discurso do vereador, foi a de que não eram contratados e sim comissionados.
Juciano Gomes é um dos vereadores que defende a convocação imediata dos concursados.
A equipe do Tribuna do Moxotó tentou entrar em contato com o presidente da Câmara de Vereadores, Chico Torres, mas foi em vão, apesar de vários recados, ele não nos deu retorno.
O que soubemos por pessoas ligadas a ele é que há alegaçao de que o mesmo está dentro do prazo e que tem dois anos para chamar todos os aprovados.
Não se sabe se vai usar todo esse tempo. Se mesmo esse argumento ele é frágil, pois se este fez um concurso para preenchimento de vagas por que não chamar os aprovados agora??
O fato pode até ser legal, mas é imoral, ainda mais em se tratando de um órgão fiscalizador como é uma câmara de vereadores e com “meio mundo” de contratados ocupando o lugar dos aprovados.
Felizmente ainda temos as instituições que funcionam e os aprovados recorreram a justiça, que deverá interpelar o presidente da Câmara de Vereadores sobre essa situação nos próximos dias .
O atual presidente da Câmara de Vereadores da Iguaracy é irmão do prefeito da cidade, tem maioria naquele legisativo municipal e ouvimos rumores de que, em vários momentos, esses poderes se confundem, não se sabe quem é executivo e nem quem é o legislativo, não é diferente de Sertânia, ou seja, parece que aquele poder legislativo é apenas uma extensão da prefeitura.
Esperar que Chico Torres, use o bom senso, o mesmo bom senso que que usou quando promoveu o primeiro concurso para aquela casa, e chame logo os aprovados, afinal são apenas 6. Lembrando que ele já convocou dois.
Esperamos, pois!