O Professor Gilberto Cosme, carinhosamente chamado de “Giba”, que ensinou a diversas gerações, passando lições de humildade e sapiência a muitos sertanienses, aposentado, proferiu um discurso emocionado direcionado a todos os seus colegas da Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac e a seus ex-alunos, discurso que vamos levar ao nosso leitor, a seus ex-alunos e a todos aqueles que sabem que Gilberto Cosme sempre foi na educação sinônimo de dedicação e resilência. Um gigante e como alguém já disse, um gigante não se ergue do dia para a noite.
Ao mestre com carinho.
Segue seu discurso na íntegra:
“Caros professores, queridos amigos, amigas, companheiros, parceiros na dor, na alegria, na sincera amizade que travamos durante 42 anos de estada com todos, dividindo mais bons que maus momentos, quero agradecer, agora, a cada um de vocês, gestores, professores, funcionários que de certa forma me acolheu, entendeu, relevou meus erros, meu jeito de ser e agir, me abraçou, me fez parecer um filho, um irmão, um membro da família!
Nem um só nome deve ser citado, a fim de que não cometa injustiças, predileções, esquecimentos! 2024 é o ano de meu afastamento da sala de aula na EREMOB, mas continuo sendo parte dessa família que em 1975 me recebeu como aluno CEOB, em 1981, como membro de um inesquecível corpo docente,em 2023, saí aposentado, mas como a gente nunca se esquece das pessoas de luz e dos lugares de paz, que tanto me fizeram bem, meu coração está certo de que estarei sempre amando, servindo, indo ao encontro de todos que me fizeram sentir muito querido, respeitado, amado, na minha pequenez humana, mas na grandeza de saber ser grato a todos, pela generosidade e convivência pacífica!
Eis aí o que gostaria de dizer, como não sou de oratória, esse discurso há de marcar minha passagem pelo CEOB/EREMOB, até que não seja mais corpo e espírito!
Giba,em 02/02/2024!”