O QUE ESPERA O SERTANIENSE PARA 2024?? POR ESEQUIAS CARDOSO

Ano 2023 ficou praticamente para trás, estamos nos últimos dias, o ano  de 2024 é esperado com muita expectativa.

E pelos anúncios feitos pela atual gestão municipal, parece que só agora a mesma  acordou do sono da conveniência para fazer funcionar as tantas obras paradas em 2024, ano de eleições, pelo que parece será mesmo um verdadeiro paraíso em Sertânia.

Você que estava desempregado durante esse tempo todo, esperando a promessa de um emprego após as eleições passadas, em 2024 chegará a sua vez, contratos serão feitos para lhe empregar nesse novo ano de eleições.  São promessas renovadas no velho curral eleitoral.

O certo é que em Sertânia, tudo começará a funcionar como se nada tivesse um dia parado. Obras que há anos estão paradas começarão a ter seu reinicio. Todos verão!

NO MÊS DE JUNHO DE 2022, O GOVERNO PAULO CÂMARA ANUNCIOU O REPASSE DE R$ 194 MIL PARA A PREFEITURA DE SERTÂNIA, PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA COZINHA COMUNITÁRIA NO CENTRO SOCIAL URBANO. COM PRAZO DE 120 DIAS PARA CONCLUSÃO DA OBRA, A PLACA NO LOCAL AFIXADA MOSTRA UM VALOR MUITO MAIS ALTO DE R$ 258.021. 85. É MAIS UMA OBRA PARADA QUE ATÉ QUE NÃO FOI CONCLUIDA. VEJA A MATÉRIA CLICANDO AQUI

Obras como a do cine Emoir que estava parada desde que o atual prefeito se reelegeu;

obras como o pátio da feira que já era para ter sido entregue desde a sua primeira gestão;

obras da escola da Caroalina parada já algum tempo;

Obra da praça da Várzea Velha;

obra da cozinha comunitária do Centro Social Urbano;

obras e mais obras pelo município que estavam estacionadas na inércia de uma gestão municipal marcada pela mediocridade e sabendo como ninguém fazer disso sua marca registrada, tentando maquiar uma realidade cruel de fazer andar essas mesmas obras no ano das eleições no afã de manipular e enganar o povo sertaniense.

Essa artimanha enfadonha e repetitiva já não engana mais o povo. O exemplo foi Paulo Câmara, tentou fazer isso e levou uma “lapada” nas urnas através do seu poste Danilo Cabral.

VEJA SERTANIENSE A OBRA DO PÁTIO DA FEIRA COMEÇOU NO DIA 05 DE OUTUBRO DE 2020 E TINHA UMA PREVISÃO PARA O TÉRMINO PARA O DIA 1º DE DEZEMBRO DE 2021. ATÉ HOJE EMPURRAM A SUA CONCLUSÃO PARA O PRÓXIMO ANO, ANO DE ELEIÇÕES COM UM CUSTO MUITO MAIS ALTO DO QUE MOSTRA A PLACA. INFELIZMENTE PARECE QUE A FISCALIZAÇÃO EM SERTÂNIA QUASE NÃO EXISTE. 

Mas é óbvio que 2024 serão de grandes transformações, mas também será de tentativa de mostrar uma administração célere, tendo até ideias de criar obras novas, mas que na verdade durante todo esse tempo quase nada fez para melhorar a vida das pessoas, numa vã tentativa do atual grupo que se encontra no poder de se perpetuar na gestão municipal, e assim continuar praticando sua política de centralização de poder.

Resta saber se o povo, o eleitorado sertaniense, vai “engolir” essa forma vil e sórdida de fazer política.

O CONSELHO TUTELAR FOI UM ÓRGÃO QUE SOFREU E MUITO COM NA GESTÃO ÂNGELO FERREIRA. VIATURA CONSTANTEMENTE QUEBRADA E ATÉ ENERGIA QUE FOI CORTADA. SEM CONTAR COM MUITAS OUTRAS DIFICULDADES PASSADAS POR AQUELA ENTIDADE

É fato que Sertânia precisa respirar algo novo, inovar na cultura, na educação, na saúde e em todos os setores, para sair desse marasmo, dessa mesmice, onde nada se cria e nem sequer se copia. Nunca se viu uma cultura tão apagada e desculturada.

Nunca se viu uma educação tão maltratada e cheia de benesses apenas para alguns (lembra da amiga da secretária de educação que mora em Recife e é lotada no gabinete desta secretaria e que até hoje não se sabe qual sua função naquela capital?); Sem contar que poucos professores têm 200 horas/aulas, alguns poucos ungidos têm.

O leitor lembra do filho do prefeito, aquele que ocupa um cargo na prefeitura e para não trabalhar para o povo de Sertânia, está a disposição da assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, a disposição do deputado mais votado em Sertânia, Diogo Morais? Como ter moral de cobrar algo para o município se talvez este deputado com essa prática acredita que os votos já estão pagos? E assim não haverá nenhuma cobrança a respeito do tão prometido distrito industrial para Sertânia, hoje esquecido nos anais de campanhas eleitorais passadas.

OBSERVE QUE O CINE EMOIR ESTÁ COM UMA OBRA PARADA HÁ ANOS. AH, E SÓ UM LEMBRETE, ESSA PLACA NÃO SE ENCONTRA MAIS NA SUPOSTA OBRA. PROMESSA DE CAMPANHA DE 2016

Voltará o distrito industrial a ser mote de campanha do grupo político que ora se encontra no poder para tentar eleger seu poste?  Sertaniense, verdadeiramente vivemos num engodo!

Cadê os projetos para nossa juventude? São campanhas e mais campanhas eleitorais prometendo o céu a esses jovens e até agora nada, o que se ver é a evasão cada vez mais desses para outros centros, inclusive para o exterior.

E todos os sertanienses, sobretudo, aqueles que esperam por uma Sertânia melhor e para todos, estão ansiosos para ver qual será o discurso do atual prefeito no palanque para eleger seu “poste”, um poste sem haste, apenas por ser parente seu.

Todos ansiosos para ver quando será que ele termina pelo menos a primeira etapa da construção do cine cultura ou quando terminará a cozinha comunitária do centro social e tantas outras obras paradas pelo município, parece esperar para andar em tempo de eleições.

O povo sertaniense está ávido para ver qual será o plano desse governo municipal, ele  retirará da cartola. Estão aí há mais de 20 anos administrando Sertânia e só regredimos.

O que se espera para 2024 é que tenhamos um ano realmente diferente, de muita consciência política para banir aqueles políticos que pensam apenas em si, fazendo política para os seus e esquecendo quem os elegeram.

Espera-se que a política de retrocesso de beneficiamento político existentes nos tempos dos coronéis da velha república, fique de vez sepultada através do sufrágio do voto, fazendo acordar de vez a princesinha do Moxotó, que adormecida esqueceu-se do seu protagonismo em tempos idos, quando a política era feita em prol da coletividade. Sim, Sertânia já teve esse tempo!

Acreditemos, pois, rumo a 2024 com a certeza de que seremos luz e carregaremos a esperança fazendo desse nosso município tão grande, um grande município, onde todos possam desfrutar de tudo com igualdade de direito e que a política não seja apenas boa apenas para uma família, mas para todos.

Que assim seja!

Para entrar o ano com o pé direito, cantemos Gonzaguinha:

A gente quer carinho e atenção

A gente quer calor no coração

A gente quer suar, mas de prazer

A gente quer é ter muita saúde

A gente quer viver a liberdade

A gente quer viver felicidade

A gente não tem cara de panaca

A gente não tem jeito de babaca

A gente não está

Com a bunda exposta na janela

Pra passar a mão nela

Esequias Cardoso é professor da rede estadual de ensino de Pernambuco, mestre em Ciências Sociais e jornalista com registro profissional nº 7052/PE. 

Comentários do Facebook