Mais uma denúncia de descaso com a saúde público por parte da gestão Ângelo Ferreira, o Tribuna do Moxotó conhecimento e obviamente por COREN também vai tomar conhecimento, de que a Unidade Básica de Saúde do distrito de Rio da Barra está há pelo menos dois meses sem enfermeiro.
Informações dão conta de que a enfermeira titular daquela UBS está de licença médica e que só voltará em março e que a prefeitura de Sertânia não colocou substituto em total inobservância do que diz as normas que regem as UBS.
Importante salientar que nada contra a enfermeira que está de licença médica, isso é um direito dela, um direito que lhe cabe, está certa em cuidar de sua saúde. Mas o cabe a municipalidade, enquanto gestão, é colocar substituto, só isso.
Segundo um especialista da área, nenhum posto de saúde pode funcionar sem um enfermeiro (a) a frente da unidade e se assim estiver está ilegal e passível de multa.
Veja sertaniense, trata-se de um gestor que já ocupa a administração municipal por quatro vezes e claro que deve ter conhecimento de que isso não pode, e praticando tal ato mostra descaso para com a comunidade.
A Unidade Básica de Saúde é a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde, ali é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em diversas áreas. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica e tanto o médico ou na médica e seus enfermeiros são essenciais para que este serviço funcione bem oferecendo saúde primária para toda uma comunidade.
Estamos entrando em contato com Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco para cientifica-lo sobre mais esse descaso não só para a comunidade de Rio da Barra e região, mas para com os próprios enfermeiros e enfermeiras, pois ao praticar tal ato, o gestor falastrão, Ângelo Ferreira, parece querer mostrar que esses profissionais são desnecessários nesses locais.
Vamos ficar de olho e que a população continue atenta a essas demonstração de descaso com a saúde de todos os sertanienses por parte da atual gestão Ângelo Ferreira.
Então sertanienses, como o prefeito de Sertânia e sua secretária de saúde, que é enfermeira, parecem ignorar o importante papel desses profissionais nas UBS vamos colocar abaixo as atribuições desses profissionais dentro daquelas unidades de saúde:
- Realizar cuidados diretos de enfermagem nas urgências e emergências clínicas, fazendo a indicação para a continuidade da assistência prestada;
- Realizar consultas de enfermagem, solicitar exames complementares, prescrever/transcrever medicações, conforme protocolos estabelecidos nos programas do Ministério da Saúde e disposições legais da profissão;
- Planejar, gerenciar, coordenar, executar e avaliar a Unidade de Saúde da Família (USF), levando em conta as reais necessidades de saúde da população atendida;
- Executar as ações de assistência integral a criança, mulher, adolescente, adulto e idoso;
- Aliar atuação clínica à prática de saúde coletiva;
- Realizar atividades correspondentes às áreas prioritárias de intervenção na atenção básica, definidas na Norma Operacional de Assistência Básica (NOAS) de 2002;
- Supervisionar e executar ações para capacitação dos agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem, com vistas ao desempenho das funções.
Está aí prefeito, está aí secretária de saúde, a importância desses profissionais para estas unidades de saúde, portanto, ignorar sua importância e deixar essas unidades sem esses profissionais é no mínimo irresponsabilidade e falta de compromisso com a população.