A família de uma criança de 8 anos internada em Arcoverde, com um quadro grave de anemia profunda, espera desde ontem, dia 12, por volta das 14 horas, quando chegou no Hospital Regional apresentando a referida doença, uma ambulância de Sertânia para leva-la ao IMIP em Recife.
Após vários telefonemas do Hospital de Arcoverde, da familia e de pessoas que conhecem a família, as quais desde ontem, pelejam para conseguir a ambulância para levar a criança Recife, hoje, dia 13, após a família ameaçar levar o caso ao Tribuna do Moxotó, a secretaria de saúde resoveu liberar o carro para que a criança chegasse ao IMIP.
Liberou, mas sem antes ressaltar no alto de sua arrogância, que Sertânia não tinha nenhuma obrigação de fazer isso, mas ia fazer, pois a paciente é do hospital de Arcoverde, e quem teria essa obrigação era o hospital daquela cidade. Mas como assim se ela, a criança e seus familiares, são de Sertânia??? Vai entender isso!!
“Nós desde ontem que falamos com tudo que é de gente da prefeitura de Sertânia para nos ajudar na transferência de nossa criança e só recebemos não como resposta. Alegando a secretária de saude que a obrigação de leva-la seria do hospital de Arcoverde, pois a criança está internada aqui. Mas como se ela veio de Sertânia e reside em Sertânia? Não entendo isso. Enquanto isso minha menina está aqui agaurdando essas questões da burocracia de quem não leva a sério a saúde das pessoas. Eles tem mais de 14 ambulâncias, por que não deslocar uma para levar essa menina?”, disse um familia da criança bastante revoltado.
Informando que a criança, bem como seus familiares moram no Sítio Cachoeirinha, município de Sertânia.
A família ainda alega que após o caso da mulher grávida que foi furada por um anestecista por mais de 13 vezes, eles preferiram levar a criança para Arcoverde. “Nos sentimos mais seguros fazendo isso, mas somos da zona rural de Sertânia”, informam.
“Desde ontem eles falaram que não tinha o que fazer, só resolveu agora porque a gente falou que ia denunciar ao Tribuna e se acontecer algo com ela eles eram os responsáveis” (familiares da criança)
Está ai Sertânia, mais um caso de indiferença com a saúde das pessoas e ainda mais de uma criança. Até quando isso hein?
Espera que essa criança seja trasnferida o quanto antes, pois o quadro dela inspira cuidado e cada minuto faz muita diferença.
A família, agradecendo ao Tribuna do Moxoto, acabou de informar, que há poucos minutos, por volta das 10:20 desta manhã, chegou ambulância e a criança foi emfim transferida.