As professoras Edvânia Torres Aguiar Gomes e Maria do Carmo Sobral Martins e o professor Antônio Jorge de Siqueira foram agraciados com o título de Cidadão de Sertânia pela Câmara de Vereadores de Sertânia, na última sexta-feira, dia 10/11/23, às 18h, durante reunião solene no Auditório da Casa José Severo de Melo. A proposição foi de todos os vereadores em gratidão por todos os trabalhos de formação de professores e da luta pela implantação do Núcleo de Extensão do Moxotó, Ipanema e Pajeú da UFPE (NEMIP/UFPE).
– A professora Edvânia Torres Aguiar Gomes nasceu em Caruaru. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1980-1981. Foi desenhista de 1974 a 1982 em escritórios de arquitetura e urbanismo e no órgão metropolitano FIDEM. Mestre em Geografia (1989) pela UFPE, com a dissertação “Gestão e Planejamento: Serviços Públicos Metropolitanos na Região Metropolitana do Recife”. Professora da Universidade Católica de Pernambuco de 1980 a 1990. Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Urbano (1985), Universidade de Dortmund, Alemanha. Técnica de meio ambiente no orgão ambiental – CPRH, de 1986 a 1990. Doutorado em Geografia (1997) na USP e Universidade Marburg, Alemanha com a tese: “Recortes de Paisagens na cidade do Recife”, premiada como melhor tese na area de humanidades pela FUNDAJ, prêmio Nelson Chaves 1998. Pós-doutorado na Universidade de Leipzig – Alemanha 2009 -2010 com o tema “Espaços Públicos em cidades neo-capitalistas”. Ingressou na Universidade Federal de Pernambuco como professora em 1990 no Departamento de Ciências Geográficas, no qual atua até hoje como professora titular concursada (2011).
– Maria do Carmo Sobral Martins é Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 das Ciências Ambientais do CNPq. Pesquisadora visitante na Universidade Metropolitana de Oslo – OSLOMET (2015). Estágio Sênior no Instituto de Educação para Água da UNESCO-IHE (2014). Doutorado em Planejamento Ambiental na Universidade Técnica de Berlin – TU Berlin, Alemanha (1991). Pós-Doutorado no Instituto de Tecnologia Ambiental da TU-Berlin (2007). Mestrado em Engenharia Civil na Universidade de Waterloo, Canadá (1979). Especialização em Planejamento Urbano e Regional na Universidade Dortmund, Alemanha (1986). Especialização em Saneamento Ambiental na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (1976). Graduação em Engenharia Civil na UFPE (1974). Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da UFPE. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na Área de Concentração Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente- Rede PRODEMA da UFPE.
– Antônio Jorge Siqueira Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Viamão – RS (1964), graduação em Teologia – Université Catholique Cantolnale de Fribourg – Suisse (1968), mestrado em Sciences Economiques Et Sociales – Ecole Pratique des Hautes Études – VIe. Section de la Sorbonne – Paris (1970). Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo – SP (1981). Atualmente é consultor da CAPES. Consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Consultor da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Sócio efetivo do IAHGP (Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano). Sócio honorário do IHCP (Instituto Histórico do Cariri Paraibano).