O vereador Junhão Lins pediu explicações ao poder executivo municipal sobre as obras paradas no município, principalmente as obras do histórico Cine Emoir e do Ginásio de esportes no terreno da rede ferroviária, mas proximidades da Escola Izaura Xavier, obras estas paradas há anos e que estão enfeando o centro da cidade.
A primeira, a obra do Cine Emoir, fica bem em frente ao centro administrativo da cidade, ou seja, em frente a Prefeitura de Sertânia, na também histórica Praça João Pereira Vale.
Já a segunda obra fica nas proximidades da já abandonada praça de eventos. Obras que, peo visto, só voltarão a pauta nas próximas eleições, que acontecerão em 2024.
O vereador Junhão subiu a tribuna daquela casa legislativa e cobrou explicações sobre a demora na efetivação dessas obras.
“Quero falar de uma questão que já levantei nesta casa há mais de um ano, que é a construção daquela quadra ali na estação. Começaram ali uma quadra que vai servir, quando terminar, até para escola Izaura Xavier, onde eu sempre caminho por ali e sempre as pessoas que participavam do voleibol que tinha antes, reclamavam porque tinha parado. Na época recebemos aqui que tinha sido por causa do projeto que era coberto, o projeto inicial seria uma quadra coberta e que administra a rede não aceitou essa coberta , então ia ser feito um novo projeto para retornar obra, mas isso já faz mais de um ano e ali tá servindo para tudo, porque fecharam, tá cheio de mato e quem for caminhar por ali vai ver a situação que ali se encontra. Então é importante cobrar nesta casa novamente. Que o presidente desta casa mande um oficio novamente para a secretaria procurando saber se já foi refeito o novo projeto e o que está dificultando o retorno e o termina daquela obra. Porque não é uma quadra tão grande, pelo que soubemos é uma quadra menor, mas que vai servir muito para a população”, disse o vereador Junhão
O vereador ainda sugeriu se a obra não fosse voltar agora que fosse feita uma limpeza ali no local, evitando assim o uso indevido por pessoas que estão se aproveitando daquele abandono para praticar atos ilegais.
Outra cobrança feita pelo parlamentar municipal trata-se da questão do Cine Emoir, obra que há anos está apenas na sua primeira etapa e mesmo assim parada.
“As pessoas me cobram também sobre a obra do Cine Emoir, que faz um período que está ai cercado, não sei se foi começada a obra, porque não dá pra ver e eu não entrei ali, se parou, se não começou, mas é importante também ver essa questão vereador Mundico, para a gente puder passar uma informação melhor para a população quando pergunta. Eu não soube responder, só fiz dizer que fecharam para restaurar, acredito que será nessa área da cultura. Um cinema tão importante. Então a gente cobra porque é uma coisa que a população vem nos cobrando e perguntando e a gente tem essa obrigação de aqui passar e receber alguma resposta a respeito dessas duas obras que irão ser tão importante para o nosso município”, disse Junhão.
Importante que essas cobranças sejam feitas e que partam da Casa Legislativa de Sertânia. Que bom que o vereador Junhão levantou esta questão. Vamos esperar que haja alguma explicação para tanta demora em se concretiza-las.
São obras que precisam ser concluídas e esperar para as próximas eleições para renovar promessas sobre suas conclusões parece ser covardia, levando em conta que desde a campanha de 2016,quando o então deputado Ângelo Ferreira disputou as eleições municiais contra o então prefeito Guga Lins, já prometia fazer do Cine Emoir o Cine Teatro e entregar a cultura sertaniense. Ate agora nao houve sequer a conclusão da primeira etapa.
O fato é aquele “elefante branco”, continua enfeando o centro da cidade e o pior é evidenciar que isso não ruboriza os que fazem o poder municipal em Sertânia.
Outras obras também vêm se arrastando em Sertânia há pelos menos 6 anos, o Pátio da Feira, a praça de Várzea Velha e essas duas obras que foram citadas pelo vereador Junhão.
Infelizmente Sertânia parece não dispor de órgãos efetivos de fiscalização para fazer com que estas obras continuem e seja entregue a população.
Assista na integra o discurso do vereador Junhão: