ALTERNATIVA PARA SE COMUNICAR COM A POPULAÇÃO DE SERTÂNIA
Em Sertânia toda comunidade sabe qual é o único meio de comunicação de concessão pública, mas que é engessado pela politicagem. É, estamos nos referindo Rádio Sertânia FM, de propriedade do ex-deputado Gonzaga Patriota, ex- parlamentar que se diz democrata, mas que não permite sequer um direito de resposta em sua emissora quando alguém é frontalmente atingindo pelos seus seguidores político na cidade de Sertânia, e pior, sequer cede espaço para qualquer membro que ele suspeito ser de oposição. Ali naquela emissora, pelo que parece só tem espaço para quem tiver disposto a “vender” seu livre pensar e sua dignidade. Mesmo sendo uma concessão pública não há espaço para o contraditório. Não se pode criticar o atual governo municipal e nem o “democrata” Gonzaquinha que logo eles ocupam aquela emissora para vomitar moralidade e suas verborragias asquerosas. Com isso a referida emissora perde cada vez mais ouvintes, os quais estão migrando para outras radios das vizinhas cidades de Arcoverde, Monteiro e Custódia. Bom perceber que a máscara de pseudo socialista cai quando o assunto é democracia radiofonica. Que bom que Gonzaga Patriota foi punido pelas urnas, pelo povo e não conseguiu sua reeleição. Que aprenda a lição, observando que para ser democrata mesmo não se pode usar de dois pesos duas medidas, ou seja, não existe meio termo e nem jogo de interesses a serviço da politicagem. Que escutemos outras rádios e deixemos de lado essa de Gonzaga Patriota que apenas parece servir para autopromoção política de poucos que estão no poder, enaltecendo um governo que na realidade empurra Sertânia cada vez para baixo.
ALTERNATIVA PARA SE COMUNICAR COM A POPULAÇÃO DE SERTÂNIA II
E para se contrapor a essa DITADURA da comunicação em Sertânia, temos as redes sociais que buscam informar o que o povo realmente precisa saber, e o Tribuna do Moxotó faz isso com maestria, tendo, segundo o Google analistc, o site mais acessado na região, chegando a ser acessado por mais de 200 mil internautas em um mês, enquanto o programa do prefeito, amarga uma pífia audiência e sendo ouvido praticamente pelos seus. Uma prova que a rádio do deputado Gonzaga Patriota não tem mais tanta força assim foi sua útima eleição. Observe que ele é dono de rádio em diversas cidades do interior em Pernambuco e mesmo assim não obteve votos para retornar a Câmara dos deputados. Que ele aprenda de vez por todas a lição dada pelas urnas. Também renovar é preciso, né Gonzaga? Lembrando que Gonzaga Patriota já era deputado desde 1988, e como sertaniense vejo que ele contribuiu muito pouco para o nosso desenvolvimento econômico e social, trabalhou sim, para o engrandecimento de um apenas um grupo político em Sertânia. Basta observar os membros do grupo do prefeito de Sertânia e observe a própria cidade. Quem cresceu mais??????
JOGOS ESCOLARES EM SERTÂNIA NÃO OCORREU, NÃO HOUVE EXPLICAÇÕES DO PORQUÊ. VEREADORES OMISSOS SE CALARAM DIANTE DESSA ATROCIDADE COM A JUVENTUDE ESTUDANTIL
Pela primeira vez, depois de vários anos, acredita-se que desde a sua criação, este ano não ocorreu os jogos estudantis em Sertânia. Fizeram a covardia com os jovens estudantes de abolir este evento. Para quem não sabe a dimensão desses jogos para estes jovens, vamos agora explicar. São estes jovos que possibilitam que as escolas representem Sertânia em Arcoverde, servindo para que cada escola, após vencer as etapas e modalidades, representem nossa cidade em Arcoverde e dali, se vencerem, podem participar de outras competições em Recife. Este ano Ângelo Ferreira, prefeito de Sertânia, ainda não se sabe os motivos, deixou de realizar os referidos jogos, e mesmo sendo cobrado, nem sequer ficou envergonhando com tamanho descaso com a nossa juventude. Um pena, pois neste momento nossos jovens precisam criar sonhos e perspectivas de futuro e isso passa pelo esporte e pela cultura. Ele, o atual gestor, talvez não entenda a dimensão disso, pois parece ter olhos apenas para oq ue lhe interessa. Temos um secretário de cultura inoperante e incompetente, que nada entende da pasta que ocupa e uma outra secretaria de educação rotulada como “a casa das maldades”, por ter uma secretária arrogância e prepotente e por não conseguir suplantar o IDEB de 2016. Há bastantes reclamações sobre como esta conduz a referida pasta , deixando muito a desejar, não tendo um direcionamento concreto para tentar melhorar os índices da educação em Sertânia. Infelizmente nossos bons professores municiais estão sob uma batuta que está servindo muito mais para chicote do que para reger uma orquesta.
E AS ELEIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR?
A comunidade sertaniense demonstrou total desinteresse pelas eleições do Conselho Tutelar de Sertânia e a culpa, segundo alguns conselheiros, parece ser do atual secretário de ação social, responsável por aquela entidade. E você sertaniense que acompanhou aqui todo o descaso e a precarização com aquele conselho promovido pelo referido secretário, que pasmem, parece ser incompetente para gerir uma pasta tão importante como a que ocupa, quer ser prefeito de Sertânia. Você leitor lembra né a questão da viatura do conselho que quase era apreendida pela PRF por atraso em seus documentos por não pagar multas de anos que existiam? (ver matéria) corte de energia elétrica do prédio do conselho tutelar (ver matéria); viatura quebrada há meses e só consertada após denúncia do Tribuna do Moxotó. Conselho sem recepcionista, sem vigia e motorista há anos e com diárias congeladas (ver mais matérias sobre a precarização do Conselho Tutelar de Sertânia). Tudo é um desincentivo para futuros postulantes que não ver atrativos nenhum em concorrer a um cargo que é tão desvalorizado pelo secretário e pelo seu tio, o prefeito Ângelo Ferreira. Pra você leitor ter uma ideia, na última eleição Sertânia teve 35 candidatos, agora mais de 100% a menos de candidatos, apenas 15, o que mostra o reflexo de todo esse descaso promovido por este cidadão deve ser o candidato do prefeito por ser seu parente. O curioso quer saber: o sertaniense vai embarcar nessa?????
E A QUALIFICAÇÃO DOS CONSELHEIROS HEIN??
Sem contar que as diárias dos conselheiros estão “congelada” desde 2012, o que deveria envergonhar aqueles que pretendem se candidatar prefeito pelo grupo do atual gesto. Como podem deixar diárias congeladas desde 2012, diárias que vão de 28 a 42 reais no máximo, enquanto as diárias nas demais secretarias e até de vereadores estão muito acima do que os conselheiros recebem. Com relação as eleições, pela primeira as eleições em Sertânia não haverão provas para medir conhecimentos dos seus candidatos e nem comprovação de que estes alguma vez se preocuparam com as crianças, antes os candidatos tinham que comprovar através de certidão já trabalharam com crianças e adolescentes. Um retrocesso promovido pelos que fazem a gestão municipal. Mesmo assim com todas essas “facilidades”, poucos candidatos se arriscaram a concorrer e apenas 15 concorrentes irão para a disputa.
DIANTE DE TANTOS DESCASOS POR QUE OS VEREADORES DE SERTÂNIA ESTÃO CALADOS?? DORMEM OU OMISSÃO OU ATÉ PRECARICAÇÃO??
Obras inacabadas e abandonadas; favorecimento familiar e de amigos pela atual gestão em Sertânia, descaso com a saúde das pessoas, licitações milionárias sem muitas explicações, são algumas das mazelas da atual gestão que ainda quer continuar comandando o município, talvez apresentando um candidato tirando de sua cartola mágica, um candidato inexpressivo e montado no histórico de uma administração com esse perfil e achando que elegerá um poste, pois confia no “prestigio” do líder do grupo que comanda esse mesmo grupo com mão de ferro e de forma implacável, não dando o direito a ousadia do pensar. Vamos ver no que dar, as eleições estarão ai. Que venha 2024!!
CINE HISTÓRICO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA EXIBIU O FILME DE BARBIE E DEIXA SERTANIENSES FÃS DE CINEMA SE PERGUNTANDO POR QUE NÃO PODEMOS TAMBÉM TER??
Uma prova de que nosso município parece andar para trás, no tocante a muito do que poderia oferecer a sua própria comunidade, é quando você observa que muitos jovens estão saindo da cidade para estudar em cidades como Monteiro e Arcoverde, isso sem esquecer da questão da saúde. As duas referidas cidades já “socorrem” o nosso povo. Agora vem a notícia de que em Afogados da Ingazeira o cine histórico São José(FOTO AO LADO), cine, inclusive reformado, está exibindo com grande sucesso o filme lançamento nacional da Barbie e ai vem a pergunta: e Sertânia?? ah, caro leitor, Sertânia até também tem um cine histórico, é o nosso cine Emoir, mas infelizmente se encontra jogado com sua obra abandonada há um bom tempo. Mas também leitor, o que temos no tocante a cultura feita por este atual governo?? Nosso município está entregue a inércia administrativa, entregue aqueles que parecem apenas ter compromisso consigo mesmo e nada mais.
NINGUÉM ATÉ AGORA ENTENDEU QUE DECRETO FOI ESSE DO PREFEITO SOBRE O TAL PONTO FACULTATIVO SOBRE OS JOGOS DO BRASIL NA COPA MUNDIAL FEMININA.
Parece piada, mas o prefeito fez um decreto para que os funcionários municipais possam assistir os jogos da seleção feminina pela copa mundial, mas oferece um “incentivo” imensurável para quem quiser aderir a este esdrúxulo ponto facultativo. É que quem aderir terá que pagar pelas horas de folga que for torcer pelas meninas numa forma inédita de “incentivar” a torcida pelo Brasil. O curioso é que na última copa do mundo de futebol masculino, não houve essa exigência. O resultado disso é que pelo que conversamos com alguns funcionários municiais, ninguém vai aderir e vão sim trabalhar e assim deixarão de torcer pelas meninas do nosso futebol. Presente de grego!!!
RELEMEBRE O TRIBUNA EDIÇÃO DE ABRIL DE 1999
FRASE PARA REFLEXAO
“O governo me chamou de ‘fonte sem confiabilidade’. Foi o maior elogio que já recebi. Vou emoldurar e pendurar na parede. Imagine se eu fosse considerado um ‘homem de confiança’ do governo. Eu mudaria de profissão.”
Diogo Mainard
“Quando há falta de honra do governo, a moral de todo o povo estará envenenada.”
Herbert Clark Hoover
* Esequias Cardoso é editor e jornalista, responsável pelo Tribuna do Moxotó, professor da rede estadual de ensino de Pernambuco. É mestre em Ciências Sociais pela UFPB.