Ampliar o leque de investimentos no fortalecimento da agricultura familiar sustentável e no combate à fome e insegurança alimentar no semiárido brasileiro é o principal objetivo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil. A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira (18/7) pelo presidente do FIDA, Alvaro Lario, em conversa com jornalistas da Paraíba. Ao encerrar a viagem de três dias que fez ao estado, ele disse que os resultados observados nos projetos que receberam suporte do Fundo superaram as suas expectativas.
Durante a visita ele conheceu algumas iniciativas que fazem parte de projetos como o Procase e o Dom Helder Câmara, ambos no município de Cabaceiras. Ele fez questão de conhecer as instalações de alguns empreendimentos apoiados com financiamento do FIDA, conversar com agricultores beneficiados pelos projetos e anotar algumas das demandas apresentadas por eles.
Ao final da viagem ao estado, o presidente do FIDA reforçou o compromisso e o foco do Fundo com segmentos sociais mais vulneráveis no campo, como as mulheres, jovens, indígenas e remanescentes de comunidades quilombolas. No início da tarde, Alvaro Lario viajou para Brasília onde terá reunião com os governadores do Consórcio Nordeste para anunciar o lançamento do edital do projeto PCRP (Sertão Sustentável) financiamento do FIDA com participação do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e do Fundo Verde do Clima. Na quarta-feira e na quinta-feira ele deve se encontrar com ministros do governo Federal.