PERNAMBUCO É O PRIMEIRO ESTADO A RECEBER TREINAMENTO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Todas as unidades da Agência do Trabalho do estado vão participar do programa, que servirá de modelo em âmbito nacional

Com o objetivo de aprimorar os serviços direcionados a trabalhadores e empresas, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) será o berço de um programa de capacitação oferecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Servidores do órgão federal com atribuições técnicas e de coordenação virão à capital pernambucana, no intuito de ministrar um treinamento, nos dias 18, 19 e 20 de julho, para representantes das 25 unidades da Agência do Trabalho estaduais.

O conteúdo tratará, entre outros pontos, sobre as diretrizes para a captação de vagas e o atendimento ao público. Segundo a secretária executiva de Trabalho e Qualificação da SEDEPE, Cristiane Andrade, a iniciativa é resultado de articulações que vêm sendo realizadas, há alguns meses, entre as duas pastas. “A partir dessa ação, poderemos aperfeiçoar nossa relação com os empregadores e alavancar o número de oportunidades de emprego no estado, entregando melhores serviços à população”, afirma a gestora.

PIONEIRO – Pernambuco foi selecionado pelo MTE para ser o primeiro estado do Brasil a receber o programa. O objetivo é que a capacitação sirva como modelo a ser aplicado, posteriormente, em outras agências ligadas ao Sistema Nacional de Emprego (SINE), nas demais regiões do país. O cronograma a ser desenvolvido em terras pernambucanas contará também com a participação de agentes de intermediação de mão de obra da rede SINE do estado da Paraíba.

As melhorias necessárias foram identificadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego durante visita do órgão à SEDEPE, no último mês de maio. Na ocasião, a equipe conheceu a sede da Secretaria, situada na área central do Recife — onde se reuniu com a secretária Amanda Aires e com gestores executivos da pasta estadual —, além de unidades da Agência do Trabalho localizadas em diversos municípios de Pernambuco. Além do diagnóstico de funcionamento, foi feito o alinhamento de algumas práticas junto a atendentes e captadores de vagas.

Comentários do Facebook