Uma nova turma de 25 mulheres terá a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de manutenção e instalações hidráulicas. Elas são moradoras das áreas de morro da Zona Norte do Recife e fazem parte da terceira turma do Curso de Encanadora e Instaladora Predial promovido pela Compesa, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As aulas foram iniciadas nesta terça-feira (20) no Compaz Governador Eduardo Campos, na Linha do Tiro, Recife. A segunda turma do curso ocorre paralelamente no município de Jaboatão dos Guararapes.
A formação voltada para as moradoras das áreas de morro da Zona Norte do Recife tem duração de quatro meses, com carga horária de 200 horas. As aulas serão ministradas de terça a sexta-feira, no horário das 13h às 17h. Excepcionalmente nesta sexta-feira (23/06) não haverá aulas devido à véspera do feriado de São João. A capacitação faz parte do Programa ComViver Compesa, que visa fortalecer o diálogo, a convivência e o relacionamento com a comunidade, por meio da mobilização social nas obras e serviços.
“O curso é totalmente gratuito e tem como objetivo oferecer uma nova perspectiva de trabalho para as mulheres, que muitas vezes são chefes de família e precisam apenas de uma oportunidade para melhorar sua condição. Estamos empenhando esforços para expandir essa inciativa tão importante”, destacou a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes.
A primeira turma do curso de encanadoras preparou 17 mulheres para executar manutenção de instalações hidrossanitárias. O grupo foi composto por moradoras do bairro de Santo Amaro, no Recife, onde fica a sede da companhia.