PROFESSORES MUNICIPAIS NÃO GOSTARAM DA PROPOSTA E DECRETAM GREVE; PREFEITO JOÃO CAMPOS OFERECEU UM PERCENTUAL PÍFIO DE 2,45% A PARTIR DESTE MÊS DE MAIO E DE 1,5% RETROATIVO DE JANEIRO A ABRIL. ENQUANTO GOVERNADORA CONCECEU ENTRE 6,27% E 8,38%

Os professores da rede municipal do Recife deflagraram greve, nesta sexta-feira (9), cobrando o reajuste de 6,27% no piso salarial da categoria. O aumento foi definido pelo Ministério da Educação (MEC), através de uma portaria publicada em janeiro deste ano.

Segundo o Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), que representa a categoria, a prefeitura do Recife não concedeu o reajuste definido pelo governo federal.

Em entrevista ao g1, a coordenadora geral do Simpere, Jaqueline Dornelas, disse que o sindicato se reuniu pela última vez para negociar com a prefeitura na manhã desta sexta feira. Segundo ela, a prefeitura ofereceu um aumento de 2,45% a partir deste mês de maio e de 1,5% retroativo de janeiro a abril.

Descontentes com as negociações, os professores votaram pela greve. Segundo o Simpere, cerca de 1.500 profissionais compareceram à assembleia que foi realizada no Clube Português, localizado no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife.

“A categoria está colocando a aplicação dos 6,27% para toda categoria, ou seja, para quem tem nível médio, nível superior, especialização, mestrado e doutorado. Foi muito frustrante ter essa mesa de negociação e continuar nesse percentual”, afirmou Jaqueline Dornelas.

Entre as exigências do Simpere estão:

  • Pagamento integral dos 6,27% de reajuste em relação ao piso de 2024;
  • Incorporação do reajuste à carreira para professores ativos e aposentados;
  • Garantia da aula-atividade (carga horária dedicada à preparação de aula).

GOVERNO DE PERNAMBUCO CONCEDE REAJUSTE QUE VARIAM ENTRE 6,27% E 8,38% PARA PROFESSORES, ANALISTAS E ADMINISTRATIVOS

Diferentemente do prefeito do PSB, João Campos, a governadora Raquel Lyra concedeu reajustes que variam entre 6,27% e 8,38% para professores, distribuídos em toda a carreira do magistério. Já para analistas e administrativos, o aumento será linear de 6,27%, inclusive para o apoio escolar.

O importante é que o aumento salarial terá repercussão em toda a categoria dos Servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco, ativos, aposentados, efetivos e temporários. O pagamento do reajuste será realizado em junho de 2025 para toda a categoria, assim como os valores retroativos de janeiro a maio para quem estava abaixo do Piso Salarial, também serão pagos em junho de 2025.

Analistas e administrativos tiveram suas demandas atendidas para reorganizar a flexibilidade da carga horária entre 30 e 40 horas, da forma que for melhor para o servidor. A gratificação dos analistas sofrerá reajuste de 6,27%, incorporado na aposentadoria.

Comentários do Facebook