O prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB) ainda não confirmou a sua pré-candidatura ao governo do estado de Pernambuco, mas é consenso que ele é o grande adversário da governadora Raquel Lyra (PSDB), que tentará a reeleição em 2026.
Ainda falta 01 ano e 8 meses para as eleições, mas as pesquisas já despertam a curiosidade daqueles que gostam de debater e analisar o cenário político. Em Pernambuco, não é diferente.
A primeira pesquisa de intenção de voto para o governo de Pernambuco em 2026 foi realizada pelo Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), e divulgada pelo Blog do Magno em 11 de Novembro de 2024 e o resultado foi um verdadeiro massacre de João Campos sobre a governadora Raquel Lyra : 76% contra 15%. Os números animaram a oposição ao governo Raquel Lyra, mas todos concordaram que ainda era cedo demais para cantar vitória, mesmo com uma vantagem de 61%.
Em 12 de Dezembro, foi a vez da Genial/Quaest expor os seus dados coletados entre os dias 04 e 09 do mesmo mês, com 1.100 entrevistas e o nome do senador Humberto Costa (PT) entre os candidatos. João Campos apareceu com 64%, Raquel Lyra teve 22% e o petista, 4%. Se comparada com a pesquisa do instituto Opinião, a diferença entre socialista e a tucana caiu para 42%. É importante frisar que cada instituto tem a sua metodologia.
A Real Time BigData divulgou os números da sua pesquisa em 13 de Janeiro deste ano e a vantagem do socialista de 42% sobre a tucana permaneceu. Os números foram: João Campos 66%; Raquel Lyra 24% e Humberto Costa, 4%.
Nesta terça-feira (25), foi divulgado em alguns blos pernambucanso uma nova pesquisa eleitoral do Instituto Opinião e a vantagem de João Campos caiu novamente, ficando em 40%.
O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 22 do corrente mês e a novidade é a inclusão do bolsonarista Gilson Machado. Números:
João Campos (PSB): 61,7%;
Raquel Lyra (PSDB): 21,3%;
Gilson Machado (PL): 5%.
Os dados destes levantamentos mostram que ainda há muito jogo pela frente, mas indicam uma tendência de queda vertiginosa do prefeito João Campos, caindo 21% em período de aproximdamentee 04 meses, e Raquel Lyra em um cenário de estabilidade.
Vale lembrar que o prefeito João Campos perdeu o posto de prefeito mais bem avaliado do Brasil.
Com informações do https://pesqueira-emfoco.com/2025/02/25/pesquisas-eleitorais-sugerem-enfraquecimento-de-joao-campos-e-estabilidade-de-raquel-lyra/