A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), por meio do Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Cemep), encerrou, na sexta-feira (30/8), o Agosto Lilás com uma fiscalização voltada para os agressores monitorados por tornozeleiras eletrônicas, com base na Lei Maria da Penha. A equipe de policiais penais fiscalizou bairros do Recife, Camaragibe e Paulista.
A ação culminou com a abordagem de três agressores por violência doméstica e o recolhimento de um monitorado do regime semiaberto por descumprimento das regras de monitotaração. “A operação visa a conscientização e combate à violência contra a mulher que devem ser constante. Marcou também o encerramento do curso dos novos policiais penais do Cemep, reforçando o trabalho de excelência no sentido de proteger as mulheres, mantendo a marca de nunca ter ocorrido um feminicídio envolvendo homem monitorado eletronicamente”, afirmou o gerente do Cemep, Alony Santos.
A SEAP/PE alerta para a importância das mulheres denunciarem seus agressores e solicitarem à Secretaria da Mulher de Pernambuco a unidade portátil de rastreamento (UPR), mais conhecida como Botão do Pânico. Esse equipamento indica a aproximação do agressor. O Cemep registra atualmente 231 vítimas para 615 agressores monitorados. O Agosto Lilás é uma campanha de sensibilização e enfrentamento à violência contra a mulher, realizada anualmente no Brasil.
A SEAP dispõe do 0800.643.5508, exclusivo para vítimas de violência doméstica, funcionando 24 horas, nos sete dias da semana.
Fotos: Divulgação SEAP