A volta às aulas na escolas estaduais em Sertânia foi marcada pela formação continuada com o tema “Identidades e diferenças, o debruçar sobre as relações étnico-raciais: educar para o (re) conhecimento e valorização da diversidade e da diferença, o seminário que foi norteado pelo mesmo tema e protagonizado por professores e estudantes do Curso de extensão sobre o mesmo tema da Universidade Federal de Campina Grande, extensão Campus de Sumé com a palestra da professora Maria Bernadete Lopes, coordenadora de projetos especiais de SUAPE.
Na parte da manhã, a gestora da Gerência Regional de Arcoverde, a professora Lúvia Bezerra Silva, deu às boas a todos e levou sua mensagem de otimismo para o continuar dessa jornada.
Após sua fala, o momento foi de apresentação dos novos gestores das escolas e a também da recondução de outros, que se apresentaram e deram boas-vindas a todo corpo escolar.
Na parte da tarde, na Escola de Referência em Ensino Médio Olavo Bilac, todos os professores da rede estaduais participaram do I Seminário de Equidade Racial e de Gênero de Sertânia.
Como mediador o Bacharel em Direito Gilmar de Lima, e na abertura do seminário, ação cultural com o grupo de pé de serra sertaniense e logo após palestras com os professores, mestres e doutores João Lúcio, Maria Bernadete Lopes, Silvana Cordeiro, Wallace Gomes e Tânia Eloisa.
Dois momentos que certamente enriqueceram o conhecimento de todos os professores presentes, já que o tema inspira o debate e deve ser levado com toda intensidade para dentro da escola para que se vivencie uma educação antirracista e antissexista, no sentido também de fortalecer a identidade e assim se construa uma cultura nesse sentido.
A volta às aulas vem com essa perspectiva de um debate fértil sobre todas as questões que visem melhorar ainda mais a sociedade e para que isso ocorra este trabalho deverá começar nas escolas.
Que assim seja e ótima volta às aulas!!