Na tarde desta terça-feira (04), Caruaru foi palco pela 1ª vez da Câmara de Articulação Regional, tratando de dados específicos da Região, incluindo, também, outros municípios do Agreste do Estado. A reunião acontece quinzenalmente e conta com a presença das Forças de Segurança Pública, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), da Secretaria de Administração Prisional, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e da Defensoria Pública do Estado.
Em pauta, foi realizado o acompanhamento dos dados de segurança dos municípios, planejamento e execução para a redução da violência na Região. Sendo debatidas, ainda, as ações já realizadas para a redução da criminalidade, com o objetivo de reforçar as decisões e atuar para intensificá-las. “Na tarde de hoje, pudemos estar com Promotores, Juízes criminais e Defensores Públicos que atuam na Área Integrada de Segurança 14, que engloba Caruaru e mais 11 municípios, onde nos permitiu trocar ideias sobre números e ações que envolvem todas instituições presentes, na concepção criminal”, pontuou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Durante a reunião, alguns números foram apresentados pelo secretário de Defesa Social do Estado, e outros pelo representante da Seplag, para que juntos possam refletir sobre as melhores estratégias de atuação futura na Região. Neste ano, Caruaru contabiliza 116 Mortes Violentas Intencionais (MVIs), o que representa uma redução de 8,6% em relação a 2023. Bezerros segue a mesma linha, com redução de 8% em relação ao ano passado, totalizando 23 MVIs este ano. Já o município de Bonito, após um trimestre com 8 MVIs, está desde março deste ano sem registros de homicídios.
Este 1º encontro, além de gerar uma maior integração, visa trazer mais resultados a partir de ações futuras, além das que já estão sendo realizadas. “É uma oportunidade ímpar trazer, pela 1ª vez, a Câmara de Articulação do Juntos Pela Segurança para a cidade de Caruaru, para discutirmos as questões da violência da nossa região. E pelo resultado de hoje, outras reuniões serão realizadas e outros municípios contemplados”, declarou o representante do TJPE, o desembargador Mauro Alencar de Barros