O município de Sertânia, fincado no sertão árido do moxotó, tem no seu governo um indivíduo que acredita, pelas suas ações, que pode fazer o que bem entender talvez por já ocupar o poder municipal pela quarta vez e provavelmente deve percebe que os órgãos fiscalizadores não são tão ágeis assim, basta observar o que ocorre no Posto de Saúde Familiar do distrito de Rio da Barra, ali há pelo menos um mês que aquela unidade de saúde está sem enfermeiro e mesmo tendo ciência da Lei 7.498 de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem e exige a presença de enfermeiro durante todo o período de funcionamento de instituição de saúde. Cadê o COREN, o Conselho Regional de Enfermagem??
Uma imoralidade o que ocorre em Sertânia. A população reclamando e até denunciando o fato,todavia, o prefeito Ângelo Ferreira parece se comporta como se nada fosse com ele deixando a comunidade sem a devida assistência necessária desse profissional.
O que se sabe, segundo a própria comunidade daquele distrito, é que a enfermeira que se encontrava ali foi transferida para o hospital de Sertânia e até o momento o prefeito não teve a preocupação de colocar alguém no seu lugar, numa prova inconteste de que a saúde não é mesmo um forte em sua gestão.
Observe que uma ativista, presidente de uma importante instituição, ABC da Mama, passou apenas dois dias em Sertânia e saiu revoltada com tanto descaso, tanto que gravou dois vídeos mostrando toda sua indignação, imagine se morasse, iria facilmente perceber os descasos com a população, sobretudo, aquela mais humilde.
Vamos observar quanto tempo aquele PSF vai ficar sem enfermeiro, observando também se o Conselho Regional de enfermagem (COREN) vai tomar alguma providência e se a denúncia da população vai reverberar até aquela entidade.
“Estamos sem enfermeira há quase um mês, a profissional saiu e não foi substituída, sem contar que tem uma auxiliar de serviços gerais, que é “peixe” do vereador de Rio da Barra, que trabalha quando bem quer, o posto fica uma imundície e ela ganhando sem fazer quase nada. Eita governo do desmantelo e do favorecimento”, desabafou uma moradora e usuária do PSF de Rio da Barra.
É Sertânia. Acorda povo!