15 DE NOVEMBRO, A PARTIR DAS 14 HORAS: EVENTO INTERNACIONAL NA EREM OLAVO BILAC MARCA O INICIO DA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Na erem Olavo Bilac tem evento internacional para comemorar a semana da consciência negra com a visita do prefeito da cidade africana de Abomey/Benim e sua comitiva

No dia 15 de novembro, a partir das 14 horas, Sertânia, mas precisamente a Erem Olavo Bilac, recebe a comitiva do prefeito da cidade Africano de Abomey, Mr. DJEDOU kossi Antoine Louis e sua comitiva.

Na ocasião encontrará os Quilombolas de Sertânia e Custódia, que são da mesma Diáspora, acadêmicos e lideranças dos movimentos sociais que lutam pela igualdade racial.

Teremos a presença de Bernadete Lopes, ex-gestora da Fundação Palmares, que traz a comitiva, Quilombolas do Riacho dos Porcos e do Severo, Quilombolas de Custódia e grupos culturais destas comunidades que tem o Coco de Toré da Cachoeira da Onça como patrimônio imaterial e alguns patrimônios vivos.

O evento esperando com grande expectativa, também contará com a presença do professor doutor Wallace, da Universidade Federal de Campina Grande, do gestor da Gerência Regional de Arcoverde, José Antunes, com educadores sertanienses e da região, além de alunos de escolas estaduais e municipais.

A programação, que abrirá a semana da consciência Negra em Sertânia, mais precisamente na Erem Olavo Bilac, começará a partir das 14 horas no auditório da escola.

A comitiva africana  está comemorando o Mês da Consciência Negra e para isso estará visitando do dia 10 a 17 de novembro, várias cidades pernambucanas como Recife, Olinda, Cabo, Mirandiba, Sertânia!

O tráfico de africanos de Daomé, que hoje corresponde a parte do Benin, foi uma parte significativa do comércio transatlântico de escravos entre os séculos 16 e 19. O Benin tem uma história que se cruza com a História do Brasil e essa história tem haver com os povos Fon e Ewe que são grupos étnicos que habitam a região da atual República do Benin e do Togo, na África Ocidental. Ambos os grupos têm uma rica herança cultural e histórica, com línguas, tradições e práticas religiosas distintas.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Conexões Diáspora

11 h – Recepção na Prefeitura de Sertânia;

12 h – Almoço;

14 h – Apresentações Culturais

14:30 h – Mesa de Abertura

15 h – Mesa de Diálogos I – “A África além de suas fronteiras”

Mr. DJEDOU kossi Antoine Louis (Prefeito de Abomey/Benin/África)

Prof. João Monteiro (SEE/PE)

Prof. Dr. Wallace Ferreira (NEPEC/CDSA/UFCG)

Mediador: Prof. João Lúcio (Coletivo Esperançar/ SEE-PE)

16 h – Mesa de Diálogos II – “Conexões entre Brasil x Benin”

Mr. BEHANZIN Edolebo Guy Mesmin (Abomey/Benin/África)

Mr. DAGBA Yedossetonan Eric (Abomey/Benin/África)

Prof. Maurício Siqueira (AESA)

Mediador: Maria Bernadete Lopes (Coordenadora de Projetos Especiais de SUAPE)

Mês da Consciência Negra!

Visita do Prefeito de Abomey/Benim a Pernambuco.

De 10 a 17 de novembro.

Conexões Diáspora!

Recife, Olinda, Cabo, Mirandiba, Sertânia!

Comentários do Facebook