A Secretaria de Saúde do município de Seretânia pelo que parece não massacra somente os pacientes que procuram aquela pasta, é que recebemos uma denúncias grave sobre quebra do código de ética da enfermagem no tocante a forma de trabalho nos Posto de Saúde da Família.

Segundo os profissionais, os que fazem a prefeitura de Sertânia, através da secretaria de saúde, apesar da fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN), ainda estão deixando os técnicos de enfermagem dos PSF de várias localidades no município trabalharem sozinhos, sem a presença dos enfermeiros.
Lembrando a irregularidade continua mesmo depois da visita feita pelos COREN, já que enfermeiros estão trabalhando 20 horas e técnicos 40 horas semanais.
Sendo que o técnico de enfermagem (nível médio) só pode trabalhar supervisionado pelo enfermeiro.(curso superior), o que reza o código de ética daaqueles profissionais .
Técnicos de enfermagem das UBSF são sobrecarregados porque precisam deixar as UBSF abertas, mesmo sem atendimento médico no período de 8 hrs. Enfermeiros trabalham 20 horas semanais com direito a folga uma vez na semana, técnicos trabalham 40 hrs sem direito a folga nenhuma, só há mais trabalho, denunciam, aqueles profissionais, que estão se sentindo massacrados.
A lei que reza a profissão diz que técnico só pode trabalhar sob a presença do enfermeiro
O coren foi em todos os postinhos, só que em todos só estava o profissional de nível médio sem presença doenfermeiro supervisor
Parece que cada vez evidenciamos que estamos diante de uma gestão que busca a todo instante dificultar a vida daqueles que realmente trabalham, numa demonstração de falta de sensbilidade e empatia.

A pergunta que cabe é: será que estão pensando que irão ficar no poder para sempre numa política dinástica e perversa onde só se enxerga os seus, beneficiando apenas um grupinho de pessoas e familiares?
Vamos ver se esta denúncia repercute na secretaria de saúde e haja um esforço para melhorar a vida desses profissionais. Também vamos enviar esta denúncia para o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN) para ver se este órgão volta e coloca tudo nos eixos e até para mostrar também que esse pessoal da secretaria de saúde que eles não podem tudo.
Faça um comentário: