Enquanto o prefeito de Sertânia, o senhor Ângelo Ferreira, gasta muito com propagadas e até aumenta em 90% a gratificação do seu secretário de comunicação, promovendo seus instrumentos midiáticos para talvez mascarar a verdade que vive o município de Sertânia, principalmente nas áreas mais importante, como saúde e educação, enquanto ele gasta com construção de prédios caros, custando quase 2 milhões de reais, compra carros caros para a prefeitura, enquanto tudo isso ocorre, Sertânia vive essa penúria ora denuncia esta jovem grávida.
Para ilustrar o que denunciamos diuturnamente sobre o descaso que vive o município com a saúde, vamos trazer um depoimento de uma jovem grávida enviado ao Tribuna do Moxotó e por motivos óbvios pediu para não ser identificada, mas autorizou o uso do áudio para que os sertanienses conheça melhor essa triste realidade.
“A situação das grávidas aqui em Sertânia é muito precária, porque se a gente precisa fazer um exame não tem no hospital a disposição. Eu estou grávida de 7 meses e o único exame que eu fiz no hospital foi quando eu descobrir que estava grávida, que foi o hemograma completo”
Jovem Grávida de Sertânia
Estamos diante de um grupo político que governa Sertânia há décadas e o município não se desenvolve. Sequer uma parto normal se faz, e para complicar, as ultrassonografias estão sendo feitas em Afogados da Ingazeira de forma tímida, deixando essas mulheres a mercê da sorte com seus bebês. Em sua propaganda tudo é uma maravilha, mas basta conversar com essas grávidas que se conhece in loco a verdade nua e crua.
Mesmo quando tinha um perfeito alinhamento político com o governo federal, com o governo do Estado e mais recentemente com este último, sendo da cozinha de Eduardo Campos, de Paulo Câmara, este grupo político que parece que só tem olhos voltados para si, não foi capaz de trazer uma maternidade ou mesmo equipar um centro cirúrgico para melhorar a vida das pessoas, mudando esta realidade dura que é ter filho sempre fora do município.

“Em relação as ultrassonografia, a primeira que fiz foi com 12 semanas e hoje estou com mais de 7 meses e até agora não tem nenhuma data prevista para que eu possa fazer minha segunda ultrassom. Em novembro e dezembro as grávidas estavam fazendo as ultrassom em Afogados da Ingazeira e por mais de uma vez cancelaram estas ultrassom porque a secretaria não tem vergonha de dizer que não estava levando as grávidas para Afogados porque o ônibus quebrou, como se so existisse um ônibus. Você ter o desconforto de sair daqui para Afogados, você ter desmarcado várias vezes porque o ônibus está quebrado”
Jovem Grávida de Sertânia
Mas obras caras e licitações milionárias foram feitas e continuam no município. Prioriza-se tudo que em nada muda a a realidade do povo sertaniense, principalmente daquele povo que mais precisa, o que realmente importa fica secundarizado e isso se reflete na vida de todas essas pessoas.
Prometeram, iludindo a todos, um Distrito Industrial, um centro cirúrgico, centro cultural (a obra do Cine Emoir, está parada há anos deixando o centro da cidade, bem em frente a prefeitura, horrível) e o pior é que para o ano, 2024, teremos novas eleições, novas promessas e obras hoje paradas, que se arrastam, talvez para serem “inauguradas” em tempos de eleições.

“Começou a fazer agora no mês de janeiro, mas eles só disponibilizam5 vagas para um posto que tem mais de 30 grávidas. Eu entro em contato e a única que me dizem é não podem fazer nada porque foi a secretária de que disponibilizou apenas 5 vagas e que estas vagas não preenchem nem para aquelas não fizeram nem a primeira ultrassom”.
Jovem Grávida de Sertânia
Prefeito, Vamos cuidar das mulheres grávidas, nossa geração do amanhã cobra melhores condições.
É preciso deixa de falácias e falsas retóricas e mostrar que Sertânia precisar sim se desenvolver, porque até agora quem mais se desenvolveu em detrimento do próprio município foram algumas pessoas que fazem parte deste grupo que comanda o município, já que o povo mais carente vive nessa penúria.
Muda Sertânia!!
Faça um comentário: