
Para começar a coluna de hoje vamos reproduzir uma carta que recebemos de um cidadão sertaniense, que mora fora, natural do distrito de Albuquerque Né e que não vamos identifica-lo por motivos óbvios. Na carta ele reproduziu tudo que alguns sertanienses de vergonha estão sentindo nesse momento tão confuso da política do município. Vamos a carta:
“Comunidade nada mais é que um agrupamento de pessoas, onde rege uma única harmonia, onde compartilha de um mesmo objetivo.
Então afirmo que vivemos hoje, em um lugar onde se dividiu em duas Comunidades. Uma que mesmo sofrendo consequências do descaso, se omite para não perder os privilégios, a posição confortável de destaque.
Outra também sofrendo as consequências do descaso, mas revoltada, tentando gritar para ser ouvida, tentando se mostrar para ser vista, lutando, brigando pelos seus direitos, que a cada dia o que é pra ser seu de direito, se transformou em arma maléfica. Essas pessoas que são forçadamente a calar, são ridicularizadas, descaradamente desmentidas, para não incomodar o outro lado.
Gente, Albuquerque Né está sem água, por que propositalmente foi tirada, sem pudor, sem remorso foi tirada, descaradamente tiraram. Onde estão os homens que representam o poder? Onde está a dignidade de vocês?
O amor ao próximo, amor ao lugar onde suas raízes viveram, e em muitos de vocês ainda vivem. Como vocês assistem de pé seu lugar afundando, as pessoas, suas pessoas sofrendo com tanto descaso, com tanto desprezo por parte das autoridades, que têm obrigação de proteger, cuidar.
Onde vocês estão pra cobrar os direitos do teu próprio povo, direitos como cidadãos, como ser humano?
Ahh estão em casa, confortáveis, seu tanque cheio, seu bolso e privilégio em alta.
Oh pessoas fracas, sem caráter são vocês. Tenho vergonha hoje, de dizer que sou de Albuquerque Né.
Orgulho tive um dia quando vivi ai em meio a homens de verdade, homens que foram amados e odiados, homens que não mais vivem entre nós, mas que deixaram seus legados, homens de vergonha na cara, de caráter e homens onde a lealdade pelo seu povo era uma questão de honra.
É desse AlbuquerqueNe que eu sinto falta, era pra esse Albuquerque Né que eu voltaria um dia.
Salve Sr. Damião Mariano e tantos outros que honraram o meu, o nosso Albuquerque Né
Salve Sr. Alcindo Mariano
Homens iguais a Vocês está difícil.
De um cidadão de Albuquerque que está longe mas que acompanha tudo que acontecer por aí!”
ALBUQUERQUE NÉ CONTINUA SEM ÁGUA – CELPE CORTOU A ENERGIA DOS POÇOS, ACUSA COMUNIDADE
Pois é sertaniense, leitor querido, a comunidade daquele distrito ainda continua denunciando que os poços estão sem energia e todos sem água. É que a CELPE, não só cortou a energia dali como também levou os relógios que marcavam o consumo e a prefeitura de Sertânia não deu nenhuma satisfação, daí o desabafo desse sertaniense. “Estamos sem água. Muitos não podem comprar, estão indo pegar na casa de alguém conhecido, nos sítios, etc. Isso é uma falta de atenção com todos nós aqui de Albuquerque”, disse um morador ao Tribuna do Moxotó.
DENÚNCIAS VINDO DE RIO DA BARRA, TERRA ONDE QUEM MANDA É UM VEREADOR
Temos em mãos duas denúncias “cabeludas” vindo da terra cantada pelo poeta Zé Marcolino(para quem não sabe Zé Marcolino fez uma música para Rio da Barra). A Primeira diz respeito a uma auxiliar de serviços gerais escolhida pelo vereador Washington(lembre-se que para este cargo não existe mais concurso em Sertânia, todos eles são escolhidos por indicação política). Segundo a denúncia, essa pessoa trabalha na escola daquele distrito, mas está “emprestada” ao Posto de Saúde dali e de forma autoritária, segundo dizem, só assina o ponto e vai embora, nada faz ou quase nada faz e é toda abusada. “Ela tem mais moral do que qualquer diretor, também foi indicada pelo “poderoso” vereador daqui que manda e desmanda como bem quer e aí daquele que falar. Todos se calam por medo de perseguição”, disse uma moradora de Rioda Barra. Veja que são denúncias de quem está lá sentindo na pele o problema e pelo visto não se toma nenhuma providência. Vamos para lá apurar isso. Impressionante o silêncio.
A OUTRA DENÚNCIA SOBRE RIO DA BARRA
A outra denúncia que também chegou daquela ribeira, diz respeito a um motorista do TFD (tratamento Fora do Domicílio) da prefeitura de Sertânia e que reside em Rio da Barra, também indicado pelo vereador Washington Passos. Segundo a denúncia, esse cidadão parece que tomou umas e em Arcoverde foi pego pela Polícia Rodoviária e pelo que se comenta sua carteira foi recolhida, e o pior é que dizem que ele assim mesmo continua dirigindo o carro do TFD. Bom esclarecer isso né vereador? Sobre a autuação do motorista é fato. Se ele ainda está dirigindo o carro com sem habilitação, vamos saber. A população está denunciando que sim. Lembrando que a comunidade é que está denunciando esses fatos viu vereador.
OBRAS PARADAS E OUTRAS QUE SE ARRASTAM HA ANOS EM SERTÂNIA. OBRAS CARAS PARA O BOLSO DO SERTANIENSE


Vamos começar pela obra do pátio da Feira, que se arrasta desde às véspera das eleições de prefeito. Sofrendo vários adidos, a obra é caríssima, tendo um custo de quase 800 mil reais e pelo que parece está novamente paralisada. Tudo por conta de uma câmara de vereadores inerte que balança a cabeça para tudo, menos para os benefícios do povo. Já não se sabe mais a quem recorrer.
OUTRA OBRA QUE SE ARRASTA ESTÁ NO CENTRO DA CIDADE. VELHO CINE EMOIR. OUTRA PROMESSA DE CAMPANHA

A tão prometida obra do Cine Emoir se arrasta a meses e não se tem uma definição sobre seu término. Com certaza, antes das eleições de 2022. A obra custa para o sertaniense cerca de quase 250 mil reais. Um dia observa-se que tem gente trabalhando e vários dias não se ver ninguém ali. Eita Sertânia. Mas estamos atentos
E POR FALAR EM OBRA. E A OBRA DA BIBLIOTECA QUE QUASE PROVOCA UMA CATASTRÓFICA TRAGÉDIA?

Sem placa alguma que identifique o valor da obra, que identifique quando começou e que de fato é o engenheiro responsável, a referida reforma da biblioteca teve uma de suas paredes caídas e quase mata um dos operários. Lembrando que a obra fica vizinho a uma escola lotado de crianças e adolescentes. É outra coisa que faz parecer que Sertânia é terra sem lei.
DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DAS CALÇADAS DO CENTRO DA CIDADE DE SERTÂNIA?

Uma pergunta que nos chega é sobre as calçadas do centro da cidade de Sertânia, notadamente da rua Joaquim Nabuco. Pessoas estão caindo, tropeçando nos buracos. Essa semana passada uma senhora caiu e quebrou o braço. De quem é mesmo a responsabilidade para consertar essas calçadas. O cenário é feio e já que o prefeito de Sertânia gosta de maquiar o centro não custava nada ver essa questão né prefeito??
NEPOTISMO SEMPRE TEVE EM ALTA EM SERTÂNIA, MAS O CIDADÃO ESSA SEMANA ESCANCAROU DE VEZ. LEMBRANDO QUE O RAPAZ QUE FAZ HOMODIÁLISE CONTINUA SEM ASSISTÊNCIA DA PREFEITURA DE SERTÂNIA

O sertaniense que trouxe a tona a questão do senhor Nailson que está fazendo hemodiálise em Arcoverde indo de carona porque a prefeitura de Sertânia não disponibliza um carro para que ele se desloque para esse tratamento. E se fosse o filho do secretário? Ou um filho do prefeito e mesmo do seu grupinho, será que estava assim?? O cidadão mostrou em seu desabafo o alto indice de nepotismo em Sertânia. Onde o prefeito Ângelo Ferreira mostra que a prioridade mesmo para ele é deixar os seus bem na “fita”. Um irmão secretário, um sobrinho secretário, uma irmão diretora ganhando insalubridade ainda por cima, irmão e filho no gabinete do deputado Diogo Morais, usou seu capital político e a subserviência dos vereadores para reeleger o irmão como presidente da Câmara, e isso sem falar em outros cargos que beneficia cunhados, primos, ex-cunhados, cunhadas e “amigos” do seu grupo político. Ô vida boa!! Enquanto os sertanienses, como “Seu Nailson” pena para chegar em Arcoverde e cuidar de sua saúde. Desigualdade é isso e hipocrisia sobre ser socialista é outra coisa. E ai leitor o que você acha??
VEREADORA GALBA ESTÁ CORRENDO ATRÁS DE ASSISTÊNCIA PARA “SEU NAILSON”
A vereadora Galba entrou em contato com a nossa redação e se mostrou receptiva com relação ao problema enfrentado pelo sertaniense Nailson. Ela já entrou em contato com o mesmo e prometeu resolver. Nailson também já denunciou em outras instâncias a omissão das autoridades e do poder público municipal em Sertânia. Lembramos que a vida não se resume a vida, ha vida fora daqui e autoridades atentas a esses desmandos e falta de empatia com o outro. Parabenizamos a vereador Galba, a única que se mostrou solidária com a questão de “Seu Nailson”.
FRESE PARA REFLEXÃO


*ESEQUIAS CARDOSO é mestre em Ciências Sociais pela UFCG, pós graduado em História e Gestão Pública educacional, professor concursado da Rede Pública Estadual de Pernambuco e jornalista com registro profissional nº 7052/PE
Faça um comentário: