Fazer provas e exames, por mais comum que seja em nossa sociedade, nem sempre é agradável para a maioria das pessoas, já que exames são complexos em muitas situações!
Eles possuem muita informação a ser processada, nos causam desconfortos e estresse, além de nos deixarem à flor da pele à espera dos resultados.
Mas além de se matar de estudar, uma das ações que você pode tomar para garantir uma realização e resultados mais tranquilos em qualquer exame é o processo de realizar simulados deles.
Continue a leitura e veja alguns bons motivos que corroboram esta sugestão. Te vejo no final 🙂
6 Motivos que vão te provar o quanto fazer simulados para exames é importante
Abaixo eu vou te passar não uma, mas seis interessantes motivos que demonstram a real importância de realizar simulados, antes de fazer um exame que teste suas capacidades e conhecimentos.
Vejamos, então, o que você pode obter com os simulados.
1. Te ajuda a conhecer a estrutura do exame
Muitos exames, como por exemplo os de Proficiência em alguma língua estrangeira como o IELTS e TOEFL, possuem diversas etapas e particularidades, organizadas para medir de maneira completa o nível do candidato.
Mas dependendo do seu nível, se não houver uma preparação prévia para um exame do tipo, que é feita a partir de simulados específicos, você poderá acabar sendo reprovado nele, por mais que saiba muito bem o conteúdo.
Isso porque questões como tempo, pegadinhas e até mesmo procedimentos essenciais, podem acabar sendo ignorados caso você não se prepare bem, e aí todo o processo vai por água abaixo!
Os simulados te ajudam a entender a estrutura do exame, onde você compreende itens como os tipos de perguntas mais realizadas, procedimentos esperados, respostas mais aceitas, dentre outros.
2. Te prepara para imprevistos
Imprevistos acontecem, independente do tanto de precauções que sejam tomadas pelas pessoas!
Mas mesmo com eles acontecendo, existe sim uma possibilidade de você se preparar para superá-los quando eles surgirem, sabendo dar a volta pela situação e ainda aproveitar o exame que está realizando.
Eu sei, isso parece impossível! Mas a verdade é que um simulado de um exame te prepara para os itens padrão, e quando algo sai desse padrão, você rapidamente identifica essa diferença.
E essa rápida identificação te ajuda a bolar uma solução mais efetiva e ágil, que te permita aproveitar bem a realização do exame, e assim atingir os resultados esperados com ele, como uma vaga, uma titulação, etc.
Preparar-se para os imprevistos é bem possível, e isso você só consegue estudando, e realizando simulados variados que te ajudem a entrar no caminho para um resultado positivo!
3. Você verifica seu tempo de realização
Um outro item super importante num exame de qualquer modalidade, e que deve ser amplamente desenvolvido e observado, é a questão do tempo de realização!
Alguns exames são tão longos, com tantas questões e procedimentos, que se você não estiver focado no objetivo, além de ter técnicas eficientes para compreender e resolver rapidamente as questões, pode não conseguir terminá-lo!
É o caso, por exemplo, do Enem, que possui uma ampla variedade de questões por área, com informações complexas a serem decifradas.
Ou mesmo dos exames de Proficiência em língua estrangeira, que possuem limite de tempo para cada etapa, que com toda certeza não é estendido, e que pode comprometer sua nota final caso seja extrapolado!
Mas os simulados, que são organizados baseando-se em exames anteriores, também te preparam para superar essa barreira, aprendendo a aproveitar e gerenciar melhor o tempo disponível da prova!
Com eles você vai aprendendo a focar nos itens principais das questões, para assim resolvê-las com maior agilidade e precisão, podendo usar melhor as horas disponíveis para a realização do exame.
4. Te mostra áreas a estudar
Provavelmente você já até sabia disso, mas não custa te lembrar que os simulados são ótimas maneiras de te ajudar a compreender onde estão as suas principais deficiências na aprendizagem.
E esses itens, depois de serem identificados, devem ser o foco dos seus estudos, te ajudando a desenvolver bem informações e temas que não domina, para elevar suas chances de obter uma excelente pontuação no exame.
Porque sim, sem observar esses itens, é bem possível que você acabe por estudar demais um tema que já domina, deixando de lado os itens que são realmente necessários, e que irão fazer falta durante a realização do exame.
Então um simulado poderá te ajudar muito a focalizar os seus estudos, de maneira que você consiga se preparar ainda mais em termos de conteúdos e habilidades para o exame que precisa realizar.
5. Ajuda a reduzir o estresse e ansiedade
Muitas vezes durante um exame ou teste, itens como o estresse, o medo, a ansiedade, dentre tantos outros, acabam por diminuir ainda mais as nossas chances de obter um sucesso genuíno.
E por mais que não possa parecer, fazer simulados do exame irão sim te ajudar muito a superar essa barreira, por alguns motivos simples, como:
- Você verá do que é capaz, dos seus conhecimentos e habilidades.
- Você irá conhecer mais o exame e estará mais preparado para imprevistos e todo o desenrolar dele.
- Com os simulados, irá aprender a identificar os itens essenciais a se atentar durante o exame.
Basicamente ao fazer simulados do exame, você reduz ao máximo as cargas dos itens que poderão te causar estresse ou ansiedade.
Isso se chama preparação, e somente o estudo e prática com simulados serão capazes de promover esse procedimento!
6. Proporciona economia financeira
Imagine só, você ir fazer um exame, e por não ter feito simulados dele, ter de repeti-lo diversas vezes ao longo do ano, ou em anos posteriores!
Isso traz gastos financeiros! Seja com as próprias taxas do exame, seja com materiais de estudo e professores, com deslocamentos, e assim por diante.
Fazer simulados dos exames te ajuda então a obter o máximo de aproveitamento dele, compilando maiores informações em um menor espaço de tempo, e te fazendo aproveitar bem cada exame realizado.
É uma das melhores maneiras de garantir que você passe no exame na primeira ou no máximo na segunda tentativa dele, reduzindo grandemente os gastos financeiros, estresse e todos os itens ruins que falhar num exame podem trazer!
Conclusão: vai fazer um exame? Faça simulados!
Realizando atividades simples como com os simulados, você garante um aumento dos seus conhecimentos a respeito dele, melhorando o seu nível e sua confiança, para assim obter resultados positivos.
Faça um comentário: