Todo aprovado em concurso faz festa e cria mil expectativas quando recebe o resultado de sua aprovação, a esperança é de sua convocação ocorra dentro do esperado, mas muitas vezes isso pode virar um verdadeiro pesadelo e como no Brasil as coisas se banalizam por andarem devagar quase parando, tudo se torna “normal”.
Pois bem sertaniense, observando que já estamos há um ano e alguns dias da homologação do concurso realizado pela prefeitura de Sertânia e que existem aprovados que foram classificados em primeiro lugar em algumas funções e até o momento sequer foram chamados, sem contar que a guarda municipal, que tem também aprovados para serem chamados, está sendo ocupada por “araques”, pessoas sem a formação devida para ocupar tal função, porque simplesmente faz parte do staff eleitoral do atual prefeito, fato já denunciado exaustivamente ao Ministério Público de Pernambuco, observando tudo, entramos em contato com a atual gestão municipal e solicitamos explicações sobre o fato e recebemos a resposta, a qual vamos publicar na íntegra, agora após ler a tal resposta, cabe a você leitor, tirar suas conclusões.
O fato é que pessoas, muitas delas, sem formação suficientes, estão ocupando os lugares dos concursados, nas mais diversas áreas da administração pública por fazer parte desse staff do prefeito Ângelo Ferreira e como a fiscalização é ineficiente, assim como as denúncias parecem não reverberar nas esferas competentes, ficam os aprovados “a ver navios” e a única que podem fazer é denunciar e denunciar de forma anônima, pois como eles mesmos dizem, “morrem de medo de represálias”.
Eita Brasil, eita Sertânia!!!
Mas vamos as respostas da prefeitura de Sertânia sobre as nossas indagações:
Leia abaixo o que respondeu a assessoria de comunicação da Prefeitura de Sertânia sobre a Guarda Municipal que esclarece a questão dos “araques” em seus quadros.
SOBRE A GUARDA CIVIL MUNICIPAL:
“Gostaríamos de informar que o edital do concurso realizado em 2019 disponibilizou 10 vagas para o cargo de Guarda Civil Municipal e a Prefeitura de Sertânia já convocou 16 aprovados, ou seja, além do número ofertado no certame.
Sobre a presença de não concursados no quadro de pessoal da GCM, esclarecemos que:
De acordo com o Art. 6º da lei 1.664/2019, que implantou a Guarda Civil Municipal em Sertânia, foram criadas na Estrutura Administrativa da Secretaria de Administração uma vaga para Comandante da Guarda Municipal, uma para Subcomandante da Guarda Municipal e duas para Inspetor da Guarda Municipal. Esses são cargos comissionados, como previsto em lei:
Art. 6º – Ficam criados na Estrutura Administrativa da Secretaria de Administração os cargos de provimento em comissão, cujas nomenclaturas, acham relacionados abaixo:
CARGO |
VAGAS |
Comandante da Guarda Municipal |
01 (uma) |
Subcomandante da Guarda Municipal |
01 (uma) |
Inspetor da Guarda Municipal |
02 (duas) |
E o Art. 9º, do CAPÍTULO IV, traz ainda:
– Para atender às necessidades iniciais e urgentes da Administração Municipal, fica o Chefe do Poder Executivo autorizado a nomear pelo período de até 3 (três) anos, em caráter provisório, e em adendo à Estrutura Administrativa da Lei Municipal 1.511/14,
10 (dez) servidores comissionados para o exercício do cargo de Guarda Civil Municipal.
Sobre a possibilidade de novos convocados para o cargo de Guarda Civil Municipal, gostaríamos de informar que novas convocações serão feitas conforme a necessidade e disponibilidade financeira do Município”, explicou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Sertânia ao site Tribuna do Moxotó.
INDAGAÇÕES A PREFEITURA DE SERTÂNIA POR QUE EXISTEM APROVADOS EM PRIMEIRO LUGAR EM ALGUNS CARGOS DO ÚLTIMO CONCURSO E ATÉ AGORA, DEPOIS DE UM ANO DA HOMOLOGAÇÃO DO MESMO, AINDA NÃO FORAM CHAMADOS?
Veja o que disse a prefeitura de Sertânia:
“A respeito de pessoas aprovadas em primeiro lugar no concurso realizado em 2019 não terem sido convocadas ainda, gostaríamos de explicar que o fato acontece em virtude da pandemia do novo corona vírus, que obrigou a Prefeitura de Sertânia, assim como diversas outras, a traçar novos planos para lidar com a situação.
Neste período, a administração municipal deu prioridade a convocação de servidores da área da saúde, a fim de fortalecer esse setor no município. Também foram convocados Guardas Civis Municipais, que tem colaborado no combate a pandemia, com ações educativas e de fiscalização.
As convocações de assistente administrativo e na área da educação ocorridas em 2020 foram antes da pandemia da Covid-19.
Tão logo a situação se normalize e todos os setores da administração municipal voltem a funcionar normalmente, a Prefeitura irá convocar os aprovados conforme a necessidade da gestão. Lembrando que o certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período”, respondeu a assessoria de comunicação ao site sobre toda essa polêmica do concurso que tem deixado muitos aprovados angustiados e que acredito, após esses esclarecimentos, devem deixa-los mais tranquilos.
O Tribuna do Moxotó esclarece que também entrou em contato com o representante do Ministério Público de Pernambuco em Sertânia, o promotor de Justiça Tiago Sales Boulhosa Gonzalez sobre todos esses fatos e este nos informou que está entrando em contato com a prefeitura para tratar sobre essa questão.
Aguardemos pois!!!
Faça um comentário: