MORADORES SE REÚNEM PARA PEDIR ATENÇÃO PARA O POVOADO DE UMBURANAS

O Tribuna do Moxotó foi convidado por alguns moradores e moradores do povoado de Umburanas para que o site registrasse o apelo e a indignação de toda uma comunidade que se sente abandonada pelo poder público municipal e deixando claro isso através de seus depoimentos nessa reportagem exclusiva.

O povoado de Umburanas fica a 45 quilômetros da cidade de Sertânia, mais próxima da cidade de Arcoverde do que de Sertânia, e ao longo dos anos tem sido pouco assistida e se não fosse a intervenção de algumas pessoas a coisa poderia ser pior, e a comunidade cita como exemplo Adriano Vasconcelos que todo tempo esteve ali prestando assistência e cobrando ações do poder municipal para com aquela comunidade, através de associações etc.

OS DOCUMENTO ACIMA E ABAIXO FOI ENCAMINHADO E RECEBIDO PELA PREFEITURA DE SERTÂNIA
 NO INICIO DE MAIO DE 2020 E JÁ NAQUELA ÉPOCA, SOLICITAVAM A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA 
COM RELAÇÃO AS FOSSAS CHEIAS E ATÉ HOJE, DIA 3 DE SETEMBRO, NENHUMA PROVIDÊNCIA.

Mesmo assim as reclamações são inúmeras, e as que mais marcaram foram duas: Educação e saúde pública. Segundo aquelas pessoas, a prefeitura no início do ano fechou a escola daquela localidade e seus filhos e netos menores estão tendo que se deslocarem para o povoado de Cruzeiro do Nordeste e aqueles que podem pagar o transporte, estão indo para a Fundação Terra, onde podem estudar.

“Desde o início do ano que meus filhos estão indo para a fundação Terra, não dá para enviar para Cruzeiro do Nordeste, não acho seguro e assim pago o carro para que eles estudem naquela fundação”, disse uma mãe de dois filhos.

Já outra mãe que tem um filho especial, denunciou o total descaso para com seu filho. “Meu filho é especial e não vai na escola, ele precisa de um mediador e em Cruzeiro do Nordeste não tem como ir, então está sem estudar, isso é um absurdo. Estamos mesmo abandonados”, desabafou a mãe do menor que tem problemas de saúde, sendo, portanto, especial.

Outras mulheres donas de casa, além de reclamarem sobre a questão da escola, ainda reclamaram do outro problema que marca a vida daquelas pessoas. É o saneamento básico, naquela localidade várias casas, segundo essas pessoas, estão com as fossas cheias. Meses atrás choveu bastante ali e infiltrou água nessas fossas deixou-as cheias. “Já pedimos, já encaminhamos oficios com nossas assinaturas, já clamamos a prefeitura de Sertânia para fazer alguma coisa sobre isso e só prometeram e nada fazem. Estamos sem poder fazer nossas necessidades, pois nossas fossas estão cheias, algumas pessoas estão usando o mato. Estamos realmente abandonados”, disse outra dona de casa indignada.

UM MORADOR MOSTRA EM SEU QUINTAL A SITUAÇÃO PRECÁRIA DE TER UMA FOSSA ENTUPIDA
 E SEM PODER USAR O SEU SANITÁRIO. DESDE O MÊS DE MAIO QUE ELES CLAMAM
POR AJUDA A PREFEITURA DE SERTÂNIA E NADA!!

Outra pergunta que rodeia aquela comunidade é: por que tem professor no sítio Pinheiro com escola aberta e em um povoado como Umburanas não tem? A escola daquela localidade está fechada e totalmente abandonada servindo para abrigar maribondos. A equipe do Tribuna do Moxotó esteve no local e observamos o portão que dá acesso a escola aberto e o prédio tomado por mato e muita sujeita, além de muitos ninhos de maribondos.

A ESCOLA DO POVOADO DE UMBURANAS FOI FECHADA NO INICIO DO ANO E HOJE SE ENCONTRA
 ABANDONADA COM MUITO MATO E SERVINDO PARA ABRIGAR NINHOS DE MARIBONDOS

O mato toma conta do centro de Umburanas e o calçamento feito agora a pouco pela prefeitura já está cedendo e perto dele um palco tomado por matos, tudo isso mostra o estado de abandono que vive aquela comunidade.

ESSE PALCO FICA NO CENTRO DE UMBURANAS, REPARE O MATO TOMANDO CONTA 

A única mesária convidada para trabalhar nas próximas eleições que reside ali, nos contou que a sessão que funciona naquela localidade talvez fique numa casa de uma senhora, por ali não dispor de  prédio público, já que a escola, além de está fechada, eu prédio também está abandonado e por isso não servirá para abrigar a sessão eleitoral, então só tendo a casa dessa senhora, uma casa pequena que deixa a desejar quanto ao isolamento social. “A sessão teria que funcionar na escola, mas fecharam e o prédio está abandonado, então como não tem outro prédio público aqui, pois até o posto de saúde daqui pertence a Fundação Terra, aí vão ter que pedir a Dona Moreninha, senhora que mora aqui e dona da casa, para a sessão funcionar. E como fica o distanciamento social? A casa é apertada e pequena. Vou falar isso no eleitoral para que eles fiquem atentos a isso”, disse a mesária.

A CASA QUE POSSIVELMENTE FUNCIONARÁ COMO SESSÃO ELEITORAL EM UMBURANAS, 
PORQUE A ESCOLA ALÉM DE FECHADA ESTÁ ABANDONADA. 
A CASA PERTENCE A UMA MORADORA DAQUELA LOCALIDADE. 
É PEQUENA E APERTADA E COMO FICA O DISTANCIAMENTO SOCIAL?? 
VAMOS VER SE A PREFEITURA DE SERTÂNIA REATIVA O PRÉDIO DA ESCOLA FECHADA

Está aí sertaniense, essa é a Sertânia de verdade. Mostrada em vídeo e contada a partir do próprio povo que sente na pele a angustia de ver a inercia e a ausência do poder público municipal.

“Aqui diante do que sentimos, ou seja, a ausência do poder municipal de Sertânia, corremos para Arcoverde, que de certa forma nos oferece melhor assistência no tocante a saúde. Mas infelizmente para outras coisas tem que ser a prefeitura de Sertânia. Vamos esperar que depois dessa reportagem ela apareça aqui. Arcoverde não tem obrigação com essa comunidade, Sertânia é que tem”, disse outra moradora.

Está aí sertaniense, essa é a Sertânia de verdade. Mostrada em vídeo e contada a partir do próprio povo que sente na pele a angustia de ver a inercia e a ausência do poder público municipal.

“Aqui diante do que sentimos, ou seja, a ausência do poder municipal de Sertânia, corremos para Arcoverde, que de certa forma nos oferece melhor assistência no tocante a saúde. Mas infelizmente para outras coisas tem que ser a prefeitura de Sertânia. Vamos esperar que depois dessa reportagem ela apareça aqui. Arcoverde não tem obrigação com essa comunidade, Sertânia é que tem”, disse outra moradora.

Lembramos que como um veículo democrático que somos, o espaço está aberto para qualquer esclarecimento por parte da Prefeitura de Sertânia sobre o que alegam os moradores.

Print Friendly, PDF & Email
COMPARTILHAR
Artigo anteriorGOVERNO DO ESTADO ASSINA CONTRATO COM A CAIXA ECONÔMICA PARA OBRA DE AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ARCOVERDE
Próximo artigoSENAC OFERTA NOVAS VAGAS EM CURSOS GRATUITOS EAD
Esequias Cardoso
Esequias Cardoso foi policial civil durante 10 anos, é jornalista de acordo com o registro profissional nº 7052/PE, é professor concursado da rede oficial de ensino do Estado de Pernambuco, graduado e pós graduado em História, pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA e Universidade de Pernambuco - UPE respectivamente. Também é pós graduação em Gestão e Coordenação em Educação pela Universidade de Pernambuco - UPE. Atualmente faz Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Campina Grande- Campus Sumé-Paraíba PARA ENTRAR EM CONTATO CONOSCO LIGUE (87) 9.9648.1349 ou 9.9139.9084 (whats app)

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça um comentário!
Coloque seu nome aqui